segunda-feira, 8 de abril de 2013
CASOS CASAS & detalhes
Marco da paisagem urbana de São João Nepomuceno, o Fórum leva o nome do Desembargador Ananias Varella de Azevedo, magistrado que, segundo o Professor Paulo Roberto de Gouvêa Medina, foi o que por mais tempo exerceu a judicatura na cidade. Segundo o historiador, o referido juiz permaneceu na cidade por 16 anos e cinco meses, de setembro de 1924 a fevereiro de 1941. Após sua aposentadoria, do Tribunal de Apelação, voltou à cidade, onde passou o resto de seus dias, legando-nos a sabedoria, o brilho e a honradez na figura do seu filho, também juiz, o Dr. José de Castro Azevedo.
Além das reminiscências históricas, é impossível lembrar do passado em São João sem uma referência ao Fórum: difícil um cidadão sanjoanense que não tenha brincado naquela praça quando criança, ou namorado na juventude, ou encontrado com os colegas aposentados. Ali, justiça e paz se combinam, misturam-se e ignoram a passagem do tempo.
Fotos: Serjão Missiaggia
Texto: Jorge Marin
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Gostei muito do relato e como disse Jorge Marin, " Ali, justiça e paz se combinam" Parabéns ao fotógrafo e ao escritor. Edna Maria Missiaggia Picorone
ResponderExcluirObrigado, Edna. Ao fazer o pequeno texto do fórum, me lembrei, com saudade, desse tempo em que, crianças, podíamos correr livres pelas escadarias do fórum e onde a única preocupação parecia ser a de crescer como pessoas de bem. Era bom, muito bom.
ExcluirMuito bom mesmo: Tanto o texto quanto as fotos.
ResponderExcluirLembranças são muitas. Fecho os olhos e aí me encontro, batendo papo com as amigas, namorando, vendo algum preferido passar e como disse , até em criança me vejo. Brincando, correndo, chupando picolé etc.
A gente sai de São João , mas São João nunca sai de dentro de nós.
Minha cidade querida, meus amigos, meus familiares, vizinhos, professores...
Sempre saudades
Mika