quarta-feira, 3 de abril de 2013

DEPRESSÃO: CURTIR & COMPARTILHAR



Durante o nosso briefing (é, gente, temos essas coisas!) para a postagem do Blog, meu parceiro Serjão deu o seu veredito: você está tresmalhado!  Pronto, pensei, o que será isso?  Pela proximidade do Sábado de Aleluia, pensei: quem sabe um Judas malhado várias vezes?  Ou mesmo um cara que vai à academia três vezes por dia?

Enfim, visto o google, consegui entender o recado do parceiro: ando um pouco perdido mesmo, e simplesmente porque estou TRISTE.  E não preciso nem questionar porque SEMPRE vem alguém e pergunta: mas por que é que você está triste?  Acabo buscando um motivo.  Será que foi o Leão (o da Receita Federal)?  Ou a mistura explosiva entre a transmissão da Declaração Anual de Rendimentos e a minha conexão lentíssima de Internet?

Minha conexão é tão LENTA que, às vezes, preciso sair de casa para postar as matérias do Blog de uma lan house.  E, quando volto para casa, nem a página inicial do blog abriu completamente.  Dá pra ser feliz?

Enfim, tô triste!  Meu parceiro, sábio, despede-se de forma correta: se quiser falar de alguma coisa, fala que o véi escuta.

Mas, INFELIZMENTE, a maioria das pessoas sempre tem uma solução para os problemas DOS OUTROS.  Ah, isso é um princípio de depressão; tem um remedim (fraquim sô!) que o psiquiatra da minha tia receitou pra dormir; vou te dar o nome de uma senhora lá na Vila Ozanan que benze que é uma beleza!

E sabem por quê isso acontece?  Em primeiro lugar, tem aquilo que a mídia transformou em axioma: todo mundo tem que ser feliz o tempo todo.  O que é uma mentira: mesmo que queira, ninguém consegue ser feliz o tempo todo.  E nem pode.

Finalmente, toda essa barafunda baseia-se num tremendo sofisma, pois, se podemos afirmar, até com alguma propriedade, que toda pessoa deprimida está triste, COM CERTEZA nem toda pessoa triste está com depressão.

Santa Fluoxetina nos proteja e ilumine as nossas mentes, para que possamos perceber essa DIFERENÇA claríssima: TRISTEZA É EMOÇÃO E DEPRESSÃO É DOENÇA!

Enquanto isso, em caso de tristeza procurem o meu amigo Serjão que ele vai escutar vocês.  Quanto vai cobrar pra fazer isso, é só negociar diretamente com ele.

Crônica: Jorge Marin
Foto: Christ Off Deadstar, disponível em http://christ-off.deviantart.com/art/Spring-depression-118450641  

5 comentários:

  1. Jorge, adorei a crônica.Beijos. Telma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadu, Telma! Agora fiquei FELIZ sabendo que estou sendo lido na Capital. Abração.

      Excluir
  2. O Mário Quintana tem um poemeto muito sapeca onde diz que "eles passarão, eu passarinho". Se não puder voar, se aconchega no ninho e dorme um pouquinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando era menino lá em São João Nepomuceno, tinha um cara tosco cuja sabedoria, embora inadequada, me parece mais eficaz que a do Poema do Contra, do Quintana. Dizia o meu conterrâneo: "quando tem muito bem-te-vi cantando, é hora de pegar a espingarda de chumbinho!" Mas não se assuste, pois ele não matava não: só espantava...

      Excluir
  3. Ir pra São João também espanta.

    E quando estiver triste,
    vai embora pra São João
    lá a existência é uma aventura
    e você conta com Serjão.


    Valorizando o momentâneo, explorando o cotidiano e poetizando a própria vivência.

    " Olha a passarinhada
    Onde?
    Passou." Chacal- RJ

    ResponderExcluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL