sexta-feira, 26 de abril de 2013

CASOS CASAS & detalhes



Devido ao aniversário do BLOG, depois de amanhã, estamos antecipando a publicação da seção CASOS CASAS & detalhes.

A antecipação é, também, proposital.  Falamos, na segunda-feira passada, sobre o inesquecível Bolote e sobre os jovens e a Lei.  Algumas pessoas enviaram e-mails perguntando se estaríamos advocando a diminuição da idade penal.

E aí chegamos ao ponto da questão: não se trata de estabelecer uma idade para que os jovens possam ser responsabilizados e punidos criminalmente.  A GRANDE QUESTÃO e o grande desafio são: como introjetar a Lei nesses jovens?  Não se trata tão somente da lei escrita, mas a lei do convívio social, a lei do bem-viver, da cidadania responsável e do respeito.

Entre muitos exemplos, que começam em casa e seguem pela vida, há o Serviço Militar.  Tido como indesejável para alguns pais (ah, eu não quero ver o meu filhinho no Exército!), podemos afirmar, com conhecimento de causa, que o TIRO DE GUERRA foi uma das experiências mais marcantes de nossas vidas, como homens, pais, cidadãos e futuros educadores.

Quando o ser humano cresce aprendendo como conviver com seus pares, só vai deixar de fazê-lo se for uma pessoa que tem mesmo que viver à margem da sociedade.

Fotos: Serjão Missiaggia
Texto: Jorge Marin

6 comentários:

  1. Parabéns ,Jorge,por este texto simples, curto, porém carregado de verdade!Abraços para você e Serjão e os meus parabéns antecipados pelo aniversário deste estupendo blog,feito com a mais extrema dedicação e ilustrado com belíssimas e interessantes imagens que nos fazem viajar no tempo e exteriorizar nossa saudade daquela nossa querida Garbosa,onde fomos criados no respeito aos mais velhos,às autoridades constituídas e na fidelidade aos amigos verdadeiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Nilson, receber um elogio seu, pitombense de primeira hora, é algo que nos motiva a continuar nosso trabalho. Quando trazemos imagens do passado, não é para dizer que tudo era bom e agora tudo não presta. É para provar para as novas gerações que o lema dos jovens parisienses de 1968 é possível e atual: "trato meus sonhos como realidade porque acredito na realidade dos meus sonhos".

      Excluir
  2. Parabéns Pelo aniversário deste maravilhoso BLOG! Parabéns Jorge e Serjão, sou fã de vcs. não só pelos textos apresentados mas como pessoas humanas que são. Abraços e Deus os proteja .Edna Maria Missiaggia Picorone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edna, às vezes, preocupado com alguma postagem, o Serjão costuma perguntar: por que é que estamos fazendo tudo isto? E eu respondo: para receber o comentário da Edna, da Mika, do Nilson, do Sylvio e de tantos leitores que não nos deixam sozinhos nessa imensidão virtual, e que, assim, torna-se real e acolhedora. Obrigado.

      Excluir
  3. ´Gosto muito do blog.
    Parabéns!
    Rita Mirim

    ResponderExcluir
  4. Colega Rita, comentários como este seu é que nos impulsiona e mostra, que tudo que estamos fazendo, está mesmo valendo a pena. Obrigado e continue sempre conosco.
    Pitomba Blog

    ResponderExcluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL