segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

CASOS CASAS & detalhes







A virada do século XIX para o século XX foi uma revolução na cultura, na política e na economia, de uma forma talvez mais alucinante do que a nossa passagem ao século XXI.  Aqui em Minas, para termos uma ideia, ocorreu, com o fim do ciclo do café, o início do êxodo rural.  Foi deflagrado o processo de industrialização e aí, outra revolução: os empresários perceberam que a máquina a vapor estava com os dias contados.  Seguindo a tradição europeia, as máquinas industriais de Juiz de Fora eram movidas a eletricidade, uma novidade tecnológica que poucas cidades do país possuíam, mas que, na Manchester Mineira, como aprendemos na escola, deveu-se à instalação da "primeira usina hidrelétrica da América do Sul: a Usina de Marmelos".
Para atender às cidades de menor porte, já que os investimentos estrangeiros destinavam-se às cidades de grande porte, um grupo de empresários e homens públicos de Cataguases constituíram, em 1º de agosto de 1905, a COMPANHIA FORÇA E LUZ CATAGUAZES-LEOPOLDINA.  Construída a hidrelétrica, na Cachoeira da Fumaça de Piacatuba, o potencial atingiu 18 mil cavalos-vapor, o que permitiu o fornecimento de energia a outras cidades da região.
Como tivemos oportunidade de comentar aqui no BLOG, quando da postagem da Fábrica, o industrial Daniel Sarmento foi chamado para investir na CFLCL sob a forma de pré-venda de energia.  Com isso, lançavam, sem saber, as bases para o que seria a Bolsa de Mercadorias e Futuros, surgida quase oitenta anos depois.
Aqui em São João, a Força e Luz está presente na arquitetura do seu prédio que fez, faz e fará parte do nosso imaginário, das nossas recordações e da maioria dos nossos sonhos.  Afinal, FORÇA e LUZ é que todos queremos.

Fotos: Serjão Missiaggia.
Texto: Jorge Marin.


4 comentários:

  1. Muito bom seu texto, Jorge.
    Narrativa que nos deleita e informação. Esta é a nossa história, não podemos deixá-la no esquecimento.
    Mika

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mika, depois que assisti ao filme do Woody Allen "Meia-noite em Paris", percebi que a gente se encanta, e tem nostalgia, dos anos 70, da mesma forma que as pessoas dos anos 70 se encantavam com os anos 30 e assim por diante. Dessa forma, percebo que os encantamentos estão presentes em todas as épocas: basta ter FORÇA para procurar e LUZ para nos guiar. Obrigado.

      Excluir
  2. Força e luz são sempre bem vindas, ainda mais quando acompanhadas de uma boa narrativa e bela arquitetura, como é o caso desse prédio em São João Nepomuceno.
    Ficou muito bonita a última foto desta postagem, mostrando o prédio ao fundo, com a data de construção visível, e as belas flores e postes da praça em primeiro plano.

    Aproveito a oportunidade para dar meus parabéns para o Pitomba Blog pelas 50 mil visitas. Motivo de satisfação e comemoração também para nós, leitores dessa agradável prosa digital, que ao longo do tempo fomos cúmplices dessa troca de instigantes causos, reflexões e imagens, repletos de humor, sensibilidade e inteligência.
    Que tenhamos ainda muito mais visitas para nos surpreendermos e divertir juntos em novas crônicas pitombenses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sylvio,
      obrigado pelas palavras, e pela amizade. Acho que essa última foto da Força & Luz é um dos motivos pelos quais eu e Serjão, em todos esses anos, nunca fizemos uma música juntos. Às vezes, a produção dele fica tão boa, que fica difícil complementar. No meu texto aqui, fiz o que um guitarrista faz ante um bom solo: a base. Abração.

      Excluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL