segunda-feira, 8 de outubro de 2012

CASOS CASAS & detalhes



















Num dia em que a cidade viveu um dia anormalmente agitado e angustiado, resolvemos trazer um pouco de paz e saudosismo, embora não seja este o traço que define o Blog.  Mas é impossível observar essas duas fotos E NÃO SE LEMBRAR DOS PATINHOS!  Quem já passou por aqui sem assobiar para os patinhos?
Aproveitamos também para relembrar a figura alegre, atenciosa e inesquecível do Dr. Írio Vieira Lima.  Ginecologista e obstetra que trouxe ao mundo milhares de sanjoanenses (inclusive este cronista!), o Dr. Írio foi o primeiro chefe do Posto de Saúde (estadual) de São João e dá nome ao Pronto Atendimento Médico e Odontológico local.  Médico dos antigos IAPB, IAPI, SANDU, IPSEMG e INAMPS, além do nosso querido Tiro de Guerra 04-151.
O médico, chamado de herói da medicina por nossa poetisa Déa Verardo Loures, foi homenageado quando da inauguração do PAM com os versos: "e hoje estamos recordando / De um herói homem valente / Dr. Irio Vieira Lima / Que pela vida seguira / Passo firme... Sempre em frente!... / Cumprindo fielmente / O juramento de Hipócrates / O Pai da Medicina."

Fotos: Serjão Missiaggia
Texto: Jorge Marin







7 comentários:

  1. Naquela casa pintada de rosa,funcionou a Farmácia Santa Rita,de propriedade do Sr.Hermógenes Pinto Vieira,pai do Dr.Írio.Meu pai,quando veio para São João teve ali o seu primeiro emprego quando solteiro,e morou num quarto que havia nos fundos.Podem reparar : no passeio,existe até hoje,escrito, "Farmácia Santa Rita" .Essa farmácia depois passou a funcionar no local onde está hoje e é conhecida como "Farmácia do Batuta" , a farmácia azul.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Nilson,
      Obrigado pelo comentário. Insistimos em dizer que você deveria aproveitar esse conhecimento e esse amor à cidade para fazer um relato histórico sobre as pessoas, a política e os costumes de São João. Seria um presente para a cidade e uma alegria para nós, seus leitores.

      Excluir
  2. ??? O dia de ONTEM foi de muita VIBRAÇÃO E ALEGRIA aqui em São João. Estou meio confuso. Por que dizer que o clima da cidade estava agitado e angustiado???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peço desculpas ao leitor por não ter sido mais específico. Mas, como estou fora de São João, EU vi os órgãos de comunicação relatando um caso de sequestro e ameça a pessoas de São João que, graças a Deus, terminou bem. No entanto, como nunca havia testemunhado nada parecido em nossa cidade que, para mim, é sinônimo de PAZ e CALMA, deixou-ME muito angustiado e agitado. Já que o Blog, às vezes, funciona como um diário pessoal, pode acontecer que um sentimento MEU possa não ter sido compartilhado por todos. Obrigado por comentar.

      Excluir
  3. Gostava tanto de passar por ali e colocar as crianças para ver os patinhos...Nossa!!!Era tudo muito lindo, magico e tenho certeza que meus filhos trazem na memória está linda lembrança. DORINHA

    ResponderExcluir
  4. Dorinha, não há um Sanjoanense que não tenha uma história para contar deste lugar. Quantas crianças, assim como seus filhos , foram levantados pelos pais ou tios, amigos para ver os patinhos!...
    Quantos namorados não pararam por ali e diante dos patinhos fizeram planos ou juras de amor?...
    Tanto crianças como jovens, adultos e pessoas mais idosas sempre curtiram aquele lugar.
    Isto é São João!
    Dr, Irio? São João puro! Médico que não media esforços para bem servir seus pacientes. Ia nas casas. E isto a hora que precisava. Já foi em nossa casa à noite.
    Quanto às fotos estão espetaculares. Você está retratando exatamente a nossa querida São João. Está fazendo um trajeto da nossa cidade tal qual ela era.

    ResponderExcluir
  5. Correção acima: seu que você dá sua força na fotos, mas que o fotógrafo é o outro.Digitei sem perceber o engano. Desculpe-me, Dorinha.
    Estou com saudade.
    Mika

    ResponderExcluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL