segunda-feira, 22 de outubro de 2012

CASOS CASAS & detalhes (DOCUMENTO HISTÓRICO)


Estávamos preparando uma postagem sobre o CINE BRASIL, mas, às vezes, revirar o passado nos traz algumas surpresas, como esta casa:





Tentando descobrir do que se tratava esse brasão, acabamos nos deparando com um VERDADEIRO MONUMENTO do Sindicalismo Brasileiro.  Muito antes do Governo Vargas, em 1930, que é tido como o nascedouro do movimento sindical, JÁ existiam no Brasil as chamadas "sociedades de socorro mútuo", que eram associações formadas voluntariamente por operários com o objetivo de prestarem auxílio (inclusive financeiro) aos seus membros em caso de necessidade.  Ou seja, bem antes dos chamado anarco-sindicalismo, de orientação marxista, existiam essas associações de classe, principalmente de origem italiana e francesa, que promoviam essa prática mutualista.
Bem, mas qual foi o destino dessa nossa centenária associação?  Pois bem, em março de 1942, o Governo Vargas, alegando prejuízos políticos e econômicos causados pela guerra, especialmente com o bombardeio do navio "Taubaté" na costa brasileira e o não cumprimento do ressarcimento dos danos gerados por este acontecimento por parte da Alemanha, RESOLVEU CONFISCAR, não somente os bens de alemães, mas também de japoneses e ITALIANOS.  Assim, foram CONFISCADAS, no Estado de Minas Gerais, a Sociedade Operária Italiana de Belo Horizonte, a Sociedade Beneficente Italiana Stela de Italia de Poços de Caldas, a Casa d'Itália de Juiz de Fora, e, finalmente, a SOCIEDADE PRINCIPE DI NAPOLI DE SÃO JOÃO NEPOMUCENO, esta que está na foto.

Fotos: Serjão Missiaggia
Texto: Jorge Marin

6 comentários:

  1. Nesta casa funcionou o escritório da ACAR (Associação de Crédito e Assistência Rural),além da sede do Tiro de Guerra .Este imóvel pertenceu à Associação de Caridade de São João Nepomuceno,mantenedora do Hospital São João.

    ResponderExcluir
  2. Gente!!! Como nossa cidade em seus detalhes guarda historias que nem imaginávamos. Belo trabalho de pesquisa. Adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
    Dorinha

    ResponderExcluir
  3. Formidável esta reportagem, fatos interessantes que para nós passava despercebido e de grande importância para a história de nossa cidade.
    Edna Maria Missiaggia Picorone

    ResponderExcluir
  4. Procurem o Marcelo, que ele vai dizer muito sobre esta casa. Sei que meu bisavô era o Representante Italiano da Casa de Itália aí em São J
    João. Marcelo tem todas as informações.
    Mika

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante, passei varias vezes em frente esta casa e nem o brasão tinha percebido. Como é importante pessoas que resgatam pequenos pedaços que formam uma grande historia de nossa cidade. Parabéns !!
    Marcelo Fonseca

    ResponderExcluir
  6. Interessante. Nunca podia imaginar.
    Cezar Guedes

    ResponderExcluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL