segunda-feira, 9 de julho de 2012

CASOS CASAS & detalhes



















Na semana passada, nosso passeio pelo Largo da Matriz acabou levando a um relato sobre o Guarda-Mor Furtado.  Hoje falaremos de outro fundador, Antônio Dutra Nicácio, nascido no Lamin, freguesia de Queluz (hoje Conselheiro Lafaiete).  Também este fazendeiro veio para nossas terras "proibidas" atraído, não só pela promessa de terras férteis, como também em busca de propriedades, já que numa terra ainda inexplorada ficaria mais fácil a concessão de sesmarias, o que de fato ocorreu.
Casado com Dona Maria Joaquina de São José, conhecida como Senhora Mãe, foi pai do Coronel José Dutra Nicácio, este que dá nome à nossa rua principal.  Tido como o primeiro líder político de São João, o Coronel José Dutra, integrante do Partido Liberal, aderiu à famosa Revolução de 1842, comandada, aqui em Minas, por Teófilo Otoni, e encerrada na Batalha de Santa Luzia, onde os nossos conterrâneos foram derrotados pelo Duque de Caxias.  José Dutra, embora não tendo participado diretamente da batalha, foi preso em São Manoel do Pomba, e só saiu ileso porque conseguiu subornar seus captores, pagando uma grana preta: duzentos mil réis. o que leva a crer que, naquele tempo, as autoridades eram corruptas.  Quem diria!

(Fotos: Serjão Missiaggia / Texto: Jorge Marin)

3 comentários:

  1. Nesta casa morou o Tenente Geraldo Fialho,pai da professora de Inglês Ísis,que lecionou no então Ginásio Dr.Augusto Glória.Ten.Geraldo tinha ainda um filho chamado Ícaro.Mais recentemente residiu alí a Sra.Helena de Almeida,prima,me parece de Dona Terezinha de Almeida Isbelle,que foi diretora da Escola Judith de Mendonça.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Nilsinho! Prodigiosa esta sua memória!
    Acredita, que somente agora, através de seu comentário é que fui me lembrar de que nesta casa morou a família do Sr Geraldo? Foram amigos de meus pais e irmãos. Se não me falha a memória, ainda muito criança, cheguei a visita-los certa vez.
    Um abraço forte e continue por perto
    Serjão

    ResponderExcluir
  3. Também me lembro deles.De fato, eram amigos de nossa família. Só não me lembro da época em que moravam aí e sim no Rio de Janeiro. Quando eles iam a São João ficavam na residência da Ducarmo, tia da Vandinha , minha amiguinha de criança. Elas moravam no prédio da família Guaze (?), na Av Zeca Henriques, perto da nossa casa.
    Mika

    ResponderExcluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL