sexta-feira, 4 de agosto de 2017

SOMOS TODOS IDIOTAS... Mas, até quando???


Gente, estou usando o termo IDIOTA é no sentido psiquiátrico mesmo. Aquela pessoa com retardo mental GRAVE. Pois é assim que tenho me sentido em relação aos fatos que tenho assistido nas mídias e mesmo na realidade.

Houve um tempo em que “idiota” se referia apenas a quem NÃO participasse da vida política. Era na Grécia Antiga, quando as pessoas que cuidassem da própria vida, dos próprios assuntos, recebiam aquela classificação.

Mas, o tempo passou e me parece que, atualmente, quem se mete a participar do debate político FORA do poder é que é idiota.

Senão vejamos: aprendemos, desde muito jovens, que há pessoas, instâncias ou autoridades nas quais devemos confiar. São nossos pais, a igreja, ou o juiz de direito, por exemplo. Quando chegamos à vida adulta, essa orientação, esse “treinamento” produz uma coisa muito parecida com as pessoas iletradas, “da roça”, que acreditavam que “os dotô” é que entendiam de tudo.

Essa mania de acreditar NOS OUTROS como donos da verdade, ou portadores de uma solução mágica, ou como mais sabidos do que nós, é que criou essa verdadeira INDÚSTRIA DE MANIPULADORES que é a nossa atual política.

Hoje, somos lesados, desrespeitados e violentados em nossos direitos, e tudo que as pessoas conseguem dizer é: “não fui eu que votei nele ou nela”, ou, pior, “a culpa não é minha porque eu sempre anulo meu voto”. É como se a pessoa estivesse sendo estuprada, e se limitasse a dizer: “tudo bem, foi você que abriu a porta”.

Desculpem a metáfora um pouco forte, mas é assim que percebo a situação atual: um bando de predadores aguardando você para o lanche. Só que você é o lanche! E eles brigam entre si, e nos manipulam para que briguemos entre nós, mas, encerrada a batalha, nós VAMOS CONTINUAR sendo lanche, e eles VÃO CONTINUAR sendo predadores.

A ÚNICA vantagem que temos, se é que temos, é que, primeiro, somos em maior número do que eles. E, em segundo lugar, nós é que escolhemos quem vai nos predar, não é engraçado? O que vai ser, prezado eleitor, um leão, ou um tubarão?

Nesse cenário, parece que o único momento de felicidade é quando o leão devora... o seu vizinho. Que tal se começássemos a eleger OUTROS predadores? Um gavião, ou, talvez, um pato selvagem?

Crônica: Jorge Marin
Foto     : g1.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL