quarta-feira, 16 de agosto de 2017

A COMUNIDADE SE CONFRATERNIZANDO


Um de meus passatempos prediletos sempre foi viajar pelo Google Maps por aquelas regiões da Itália de onde vieram meus antepassados. Como parada obrigatória, sempre faço uma visita a Pozzoleone, uma pequenina cidade cravada bem ao norte do interior italiano, hoje aproximadamente com quase 3.000 habitantes.

Nessa cidadezinha, na qual nasceram meus avós, um fato curioso e que fica sempre a chamar minha atenção, é a realização de uma feira (Feira de San Valentino) que acontece anualmente no mês de fevereiro e que está em sua 500° edição. Uma bela festa, que se desenrola numa das vias principais da comune, e que tem suas raízes na agricultura. Um ponto de encontro artesanal e cultural, onde os momentos de jogos são combinados com conferências importantes.

Atualmente esse evento é uma grande exposição de amostragem, ferramentas antigas com mais de 300 barracas. Há shows de fronteira, com dança e uma abundância de estandes de comida. Na feira, enquanto acontece uma aconchegante confraternização de seus moradores e região, vai sendo realizada uma outra feira (de negócios), que abrange alimentos, artesanatos e animais, além de várias festividades culturais. Por sinal, algo bem típico e que sempre acontece em muitas cidades do interior da Europa. Além da interação entre seus moradores, sempre termina em excelentes negócios.

E foi justamente, passeando sábado último aqui na terrinha, que me deparei com algo bastante parecido, onde numa bela iniciativa da Associação Comercial e Empresarial, Conselho das Mulheres Empreendedoras e Prefeitura Municipal, puderam se reunir diversos segmentos comerciais e empresariais da cidade para a realização da I FEIRA LOCAL DE SÃO JOAO NEPOMUCENO.

Tudo muito organizado e bem distribuído em pequenos boxes, que foram espalhados na Praça da Estação. Não faltaram entusiasmo, criatividade e esmero, fato este que nos remeteu até mesmo às montagens daqueles pequenos estandes que eram organizados nas primeiras exposições da cidade.

Nesta oportunidade, tivemos uma mini-feira de Artesanato, Vestuário, Bebidas, Gastronomia, Música, Bijuterias, Esporte, Moda, Utilidades, Moveis, e até mesmo uma Agência Bancária e Espaço para Beleza. Tudo isso numa interação muito interessante com a FEIRINHA AGRICOLA. Em suma, foi um momento muito agradável e familiar, que veio mesclar negócio, encontro entre amigos e muita diversão.

Crônica: Serjão Misiaggia
Foto     : Márcio Sabones, disponivel em WebOnes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL