sexta-feira, 9 de junho de 2017

RIFANDO A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA


Para quem se escandalizou com o acidente de Bento Rodrigues, na cidade de Mariana, em novembro de 2015, quando um mar de lama (real) varreu o distrito e poluiu os rios da região, então não sei que tipo de sentimento estão experimentando com este novo “mar de lama”, agora metafórico, vem solapando Brasília e escorrendo, via Internet, pelas telas de nossos computadores e celulares.

Enojados, e completamente sem esperanças, ainda vemos alguns coleguinhas nossos jogando lama uns nos outros, como crianças:
- O seu candidato é feio, ele não tem dedo!
- E o seu que tem um narizão? – coisas desse nível.

A presidenta foi “impeachada”, o novo presidente está sendo julgado e assistindo, pela TV, vídeos e áudios de seus encontros fortuitos com bandidos travestidos de empresários. Da Câmara dos Deputados, que tem 503 membros, 303 (vejam só!!!), repetindo, 303 estão sendo acusados de algum tipo de crime. Além disso, alguns ministros estão sendo presos, juntamente com o presidente do partido “salvador” que iria acabar com a corrupção no país.

E agora, nas eleições de 2018 (ou antes), quem poderá nos defender???

Em seu talk show na semana passada, Gregório Duvivier dá a solução, a partir de um livro publicado pelo escritor belga David Van Reybrouck: ao invés de fazer eleições, por que não SORTEAR A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA???

E, antes que alguém pense que o cara está louco ou zoando com a gente, ele lembra que, na Grécia antiga e também em alguns estados italianos da Renascença (Veneza e Florença), as eleições eram SEMPRE feitas por sorteio. Quando os Estados Unidos proclamaram sua independência, é que os chamados Pais da Pátria, os coronéis americanos, não permitiram que esse sistema fosse copiado lá, como queriam os revolucionários, dizendo que o “grande defeito” do sorteio é que ele era DEMOCRÁTICO, enquanto o sistema que hoje é usado (por nós também) é ARISTOCRÁTICO! Ou seja, no sorteio corre-se o RISCO de eleger alguém do povo.

Aí vão dizer: mas, e se o sorteado para ser Presidente não for uma pessoa preparada? Mas, será que tem gente preparada naquele Congresso? Na votação do impeachment da presidenta Dilma, nós só vimos aberrações. E tem mais: num sorteio, poderíamos ter na presidência um negro, um homossexual, um pastor, um padre, um militar, até mesmo um aposentado, quem sabe?

Por isso, para 2018 (ou antes), vou substituir minha camiseta de DIRETAS JÁ! para SORTEIO JÁ!

E, para aqueles que ainda estão reticentes, façam um teste. Abram a sua Lista de Amigos do Face e se perguntem: em quem eu confio mais, nessas pessoas ou nos políticos que estão lá em Brasília??? San Marco nos proteja!

Crônica: Jorge Marin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL