sexta-feira, 7 de outubro de 2016

APOSENTADOS E (AINDA) VAGABUNDOS


Ainda não refeito do impacto do meu aniversário, fico pensando na vida. Digo impacto porque caminho a passos largos para os sessenta.
- Já posso entrar de graça no ano que vem? – pergunto à trocadora.
- Só com sessenta e cinco! O senhor está mesmo muito folgado.

Folgado eu já estou desde os 50, quando me aposentei oficialmente. “Vagabundo!”, escuto Fernando Henrique Cardoso gritar.

Mas, estarei folgado mesmo? Será que algum colega aposentado pela previdência oficial está folgado?

Quando começamos a trabalhar, escutamos de nossos pais o sábio conselho de que quanto mais cedo começássemos a trabalhar, mais cedo nos aposentaríamos. Ralamos, perdemos muitos dos folguedos da juventude, atravessamos anos ora difíceis ora insuportáveis, ditados pelas políticas econômicas mais esdrúxulas do planeta.

Até que, enfim, completamos os nossos tão sonhados 30 anos de carteira assinada. Mas, então, uma surpresa! Não poderíamos mais nos aposentar com 80% dos rendimentos. O presidente de plantão, o citado FHC achava um absurdo que as pessoas se aposentassem tão jovens e, de uma canetada, cortou o nosso barato. Teríamos que ir até os 35 anos.

Buscando um advogado trabalhista, este explicou que nada se podia fazer pois existe uma diferença entre a EXPECTATIVA DE DIREITO e o DIREITO EXPECTADO. O meu sonho – aposentar aos 44 anos com 80% dos rendimentos – era apenas isso mesmo que falei, um sonho, pois, para ocorrer, precisaria que fossem cumpridos todos os requisitos exigidos por lei. Eu ainda não completara os 30 anos e, como o FHC foi mais esperto, mudou a lei antes que eu chegasse lá.

Quando eu estava prestes a completar os tais 35 anos de contribuição, outro grande, aliás, enorme susto: o “querido” FHC, o meu Lex Luthor, o meu Coringa, tentou acabar com a aposentadoria aos 35 anos de contribuição, exigindo, além disso, idade mínima de 60 anos para homens.

A votação foi histórica: o time do Darth Vader da Sociologia precisava, na época, de 308 votos a favor da medida. Quando chegaram a 307 votos, comecei a me desesperar e xingar o meu pai, que me dera aquele conselho agora à beira de se tornar estúpido.

O próximo votante era o deputado do PSDB Antônio Kandir. Governista e autor da ideia de confiscar a poupança na época do Collor, o seu voto só poderia ser a favor do governo e contra nós, sonhadores de aposentadoria. Escutando aquela movimentação, transmitida ao vivo pela TV, chorávamos, xingávamos e nos descabelávamos.

Lembrando dos apertos que passava com o Botafogo, cruzei os dedos e comecei a gritar:
- Erra, erra, erra...
- Está louco, Jorge? Isso não é cobrança de pênalti! – diziam.

E o tal do Kandir caminhou triunfalmente para o painel de votação e... ERROU! Apertou, sem querer, o botão de abstenção.

Por esse erro maravilhoso, melhor do que aquele do Roberto Baggio em 1994, vou caminhando para os 60, se Deus quiser, no ano que vem, quando espero também completar, a marca de 8 anos de aposentado.

E já tem gente começando a se preparar para sonhar em se aposentar aos 75!

Crônica: Jorge Marin
Foto     : disponível no site http://cinemabh.com/filmes/red-aposentados-e-perigosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL