sexta-feira, 29 de julho de 2016

A FOLHINHA ERA O NOSSO WHATSAPP


Passando em frente à Livraria Vozes, saudade imensa veio até mim, e eu, sem saber por quê, exceto que era da minha mãe.

Um livro? Alguma frase solta me capturara? Ou a visão de alguma paisagem mediterrânea que a dona Olga tanto amava? Nada disso! O que buscou minha mãe, do céu de onde tanto se esforçou para pertencer, foi a visão singela de um calendário do Coração de Jesus – 2017.

Nos meus tempos de menino, o Calendário do Sagrado Coração de Jesus era o nosso whatsapp. Impossível viver sem ele. A “folhinha”, como chamávamos, trazia todos os assuntos, mas todos mesmo, desde o comentário do evangelho de domingo até dicas de saúde e piadas.

A coisa funcionava assim: ao retirar a folha do dia anterior, tínhamos uma visão da cor do paramento que o padre deveria usar na missa do dia, e que tipo de missa era. Em seguida, vinham as leituras bíblicas sugeridas: o evangelista, um apóstolo e algum texto do Antigo Testamento.

 Outra coisa curiosa eram os santos do dia. Por exemplo, no dia em que eu nasci, uma sexta-feira, dia 5 de outubro, minha mãe correu à folhinha para ver os santos do dia: eram Santa Flávia, São Meinolfo e São Benedito, o Negro. Olhando para a própria pele, e da italianada toda da família, ela fechou a folhinha e lascou: Jorge Fernando. Talvez porque sonhasse que eu pudesse ser um dia diretor de teatro ou de televisão, embora a TV Globo só viesse a ser criada 8 anos depois.

Coisa também muito importante era saber, antes mesmo de tomar o café, se o dia era de penitência. Sexta-feira era.

Finalmente, a lua era minguante.

Afinal, poderão dizer, qual era a utilidade do Calendário do Sagrado Coração de Jesus? Eu já ia falar “a mesma do Google”, mas, para isto, tínhamos a Grande Enciclopédia Barsa.

E, francamente, a utilidade eu não sei. Hoje, por exemplo, serviu pra eu lembrar da minha mãe. Ainda bem que ela passou batida por aquele nome... Meinolfo.

Crônica: Jorge Marin
Foto     : disponível em http://www.franciscanos.org.br/wp-content/gallery/folinha-sagrado/1957.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL