quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

CARNAVAL NA GARBOSA: APENAS UM PARECER


Sem nenhuma intenção de confrontar opiniões, e isento de qualquer tipo de conotação política, irei apenas transmitir meu olhar sobre o que foi o carnaval de 2016 na terrinha.

Realmente, seríamos levianos se não reconhecêssemos que a cidade ficou bem vazia e que, mesmo um bloco com a magnitude de um BARRIL, ainda que bastante cheio, teve aproximadamente metade de seus foliões se comparado,  principalmente, àquelas 10.000 pessoas que normalmente desfilavam pelas ruas.

Em contrapartida, e de maneira bem mais relaxada, tivemos a oportunidade de poder observar na quarta-feira de cinzas, talvez pela primeira vez na história, a cidade amanhecer sem aquele odor nada agradável de urina exalado ante o calor dos primeiros raios de sol incidindo sobre os passeios, muros, e afins, fazendo de nossas ruas, praças e portões de nossas casas, um verdadeiro mictório a céu aberto.

Com pouquíssimas exceções, desfrutamos de músicas genuinamente carnavalescas, onde as marchinhas e sambas-enredos foram uma constante. Nada contra as demais tendências, mas acho que cada coisa tem sua hora e lugar.

Tivemos pouquíssimas ocorrências policiais, principalmente diante de um quadro que vínhamos visualizando nos últimos meses e, mesmo se comparado aos carnavais anteriores, foi um ano bastante tranquilo.

No Barril, chamou-nos à atenção o retorno de algumas fantasias e blocos caricatos e, mesmo que de maneira ainda bastante tímida, contemplamos a volta de muitas famílias passeando com suas crianças pelas calçadas.

Pelo pouco que pude presenciar, tanto as ESCOLAS DE SAMBA como os BLOCOS, foram um show à parte, trazendo para a avenida a beleza e o verdadeiro espírito carnavalesco.

Na Matriz, mais uma vez, tivemos músicas da mais alta qualidade, onde, ao som de ótimos artistas, dentre eles Roger Itaborahy, pôde-se respirar um pouco do mais puro e autêntico carnaval. 

Pra terminar, fica no ar a pergunta que não quer calar, ou seja, até que ponto o próprio povo, por livre iniciativa, não teria sido responsável por este fenômeno, vindo, de maneira discreta, se posicionar e se moldar a uma nova realidade de resgate do autêntico carnaval da garbosa? 

Assim como eu, cada um faça o seu julgamento, e veja o que será melhor para si e para seus familiares. E que as boas sementes plantadas hoje venham, no futuro, trazer de volta à terrinha os seus CONTERRÂNEOS e VERDADEIROS FOLIÕES. 

Crônica e foto: Serjão Missiaggia 

4 comentários:

  1. Quem sabe um dia teremos a volta dos carnavais de clubes e poder ver novamente a beleza e o colorido da pracinha do coronel com seu vai e vem de foliões. Os bailes infantis com a criançada curtindo e exibindo suas fantasias num ambiente de paz e alegria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queira me desculpar mas quanto a este QUESITO --> carnaval de clubes , acredito que NUNCA MAIS VOLTE pois já " DISSERAM PARA MIM " por dois anos consecutivos , e o pior que eu acreditei , QUE SERIAM TOCADAS " APENAS " AS MÚSICAS ANTIGAS, MARCHINHAS ETC NO CLUBE que prefiro não dizer o nome. Pois bem . Comprei mesa, fui com minha esposa e durante os primeiros " TALVEZ " 15 ou 20 minutos realmente foram as ditas, as tais músicas antigas. Depois pelos próximos 30 ou 40 minutos só o ESPRAGUEJADO RITMO BAIANO que fica naquela de senta na boquinha da garrafa, jogue as mãos para o alto e música, letra que é bom mesmo..... nada. NUNCA MAIS ME ENGANAM . Queira desculpar meu modo de falar pois a quantidade de raiva que passei por ter sido enganado jurei não passar mais.
      MAZOLLA

      Excluir
  2. Ambiente de paz e alegria foi constatado. O que queremos na verdade é um carnaval repleto de foliões do bem daqui e de outras localidades.Que a divulgação seja feita de forma diferente no próximo ano, lembrando que violência não é característica peculiar de nossa cidade e que ela existe em todos os lugares procurando evidenciar tudo de bom que nossa terra oferece !!! Penso que 2017 será a continuidade do resgate do Carnaval de São João, que ainda é a Cidade Garbosa! Aqui encontramos maravilhas que não vemos lá fora!!!

    ResponderExcluir
  3. Não sei o que aconteceu no carnaval de 2016, mas me pareceu que este ano, em JF e nos desfiles do Rio que vi na TV, houve um certo comedimento na sensualização e desbunde típicos do carnaval. Fantasias com mais conteúdo (em mais de um sentido).
    Talvez seja pelo fato que 2015 já foi um ano tão desbundado e difícil que as pessoas sentiram necessidade de emoções mais tranquilas e saudáveis.
    Particularmente gostei do que vi: menos brigas e mais famílias, menos baixarias e mais diversão, menos quantidade e mais qualidade nos foliões.
    Tomara que os carnavais continuem nesta tendência por mais algum tempo antes da inevitável reviravolta do ciclo das negações.
    ♪ ♫ Alegria, alegria ♪ ♫
    Resgatemos a malandragem da boa folia!

    ResponderExcluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL