sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

(PRÉ) ADOLESCENTE DIZ CADA UMA


Quando eu era menino, havia uma coluna na antiga revista Manchete, escrita pelo jornalista e dramaturgo Pedro Bloch, cujo título era “Criança diz cada uma...”. Minha mãe geralmente lia pra mim, e nos divertíamos muito com as “tiradas” da molecada.

Hoje, ao ir dar a benção ao meu filho antes de dormir (não riam, eu ainda faço isso até hoje!), lembrei-me da antiga coluna, pois meu filho me lascou uma pergunta não muito comum para uma criança de dez anos:
- Pai, não estou conseguindo dormir pois ando preocupado com uma questão. É o seguinte: se o mundo foi mesmo criado através de um big bang, como aprendi na aula de Ciências, quem criou o big bang?

Cocei a cabeça e pensei. Fosse antigamente, minha mãe pegaria a tradicional bíblia, que, aliás, está em minha biblioteca, e, ponto por ponto, vírgula por vírgula, leria o Gênesis pra mim e mandaria dormir.

Mas, sabem como é, são outros tempos. Comecei a pensar naquela história toda de universo em expansão, radiação cósmica e outros conceitos, e até a achei a bíblia mais verossímil, pois, de tanto ouvir, já conhecia de cor todos os personagens, que, afinal de contas, não eram muitos no princípio.

Mas, meu filho, assim como eu no passado, permaneceu irredutível:
- Pai, você está querendo me dizer então que a teoria do big bang é tão fantasiosa quanto aquela de Adão e Eva? – Bem, eu não quis dizer exatamente isso, mas, já que o Papa Francisco andou demolindo uns conceitos do Antigo Testamento, por que é que eu não posso dar uma detonadazinha no (já detonado) big bang?

A essa altura, meu pai já teria me mandado calar a boca e ir dormir, mas a verdade é que, por não conseguir dar uma resposta, comecei a viajar no assunto.

Olha só, falei, essa história de big bang é a forma como o tal do Hubble (aquele do telescópio) falou da origem do mundo. Conhecemos também a teoria bíblica e até mesmo aquela dos gregos.
- Da Gaia e do Urano? – perguntou – Irada!

E, pensando ter definido o assunto de uma vez por todas, declarei: de mais a mais, essa história de criação só tem a ver com a nossa noção pessoal do tempo, que teima em seguir o modelo princípio, meio e fim. Caso contrário, não existiria nem princípio nem fim. Matei a pau, pensei.

- Pai – retornou ele – quer dizer que o tempo não existe?

Como não? – respondo. Olha lá o relógio, você já era pra ter dormido há meia hora atrás. Boa noite, rapazinho!

Crônica: Jorge Marin
Foto     : disponível em http://dbaf.wikia.com/wiki/Kamehameha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL