quarta-feira, 11 de novembro de 2015

UMA PRAÇA NOSSA HISTÓRIA


Lendo recentemente, numa página do facebook, a preocupação de nosso amigo Leomarcio Alves quanto a uma reforma que estaria sendo iniciada em uma das praças de sua cidade natal, Leopoldina, e de uma possível descaracterização da mesma, fiquei pensando em nossa Praça Daniel Sarmento.

Mas, ainda antes, gostaria de comentar um pouco sobre esse nosso PATRIMÔNIO e seu ENTORNO. Se repararmos bem, juntamente com a Praça do Coronel e largo da Matriz, trata-se de um dos últimos redutos românticos e antigos de nossa cidade. Olhando com um pouco mais de atenção, perceberemos que a referida praça é contornada por alguns casarios antigos, formando um conjunto arquitetônico muito bonito, tendo como protagonistas o imponente Prédio da Antiga Fiação e Tecidos Sarmento, prédio esse que, além de manter sua fachada praticamente original, ainda conserva no início de sua entrada interna, trecho dos pequenos trilhos que serviam de passagem aos trolinhos da extinta Estrada de Ferro Leopoldina. Lamentavelmente, os poucos metros que ainda restavam do lado de fora não puderam ser preservados.

Acredito que poucos sabem, principalmente os mais jovens, que nessa estreita passarela entre gradis, existiam trilhos que levavam os famosos trolinhos até o interior da fábrica e que aquele exuberante repuxo da praça, juntamente com seu verde e os magníficos detalhes em ferro, foi por décadas o cartão de visita da cidade.  

Hoje, fico tentando imaginar seu apogeu e de como deveria ser ainda mais bela. Vontade de ter podido compartilhar um pouco de seu verde, sua paz e sentir na íntegra o seu aconchego. Uma viagem no tempo que, devido a tantas transformações, somente nos é permitida hoje através de fotografias. Por sinal, transformações essas que foram sutilmente, ao longo de décadas, levando um pouquinho de nossa HISTÓRIA.

Crônica e foto: Serjão Missiaggia

Um comentário:

  1. Torço para que a prefeitura perceba o valor da conservação desta praça e do que ela simboliza para a história da cidade.
    A jardinagem, reforma das grades e bancos da mesma com certeza cabem dentro das possibilidades financeiras e de pessoal. Talvez o que falte seja uma concreta mobilização da população para pressionar os vereadores e prefeito a meter a mão na massa e na praça.

    ResponderExcluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL