sexta-feira, 27 de novembro de 2015

TRONCO A FORMAR PONTE SOBRE UM RIO


Hoje saio da minha rotina de crônicas para uma aventura. E é uma aventura na selva. Ou em mata maravilhosa à margem de rio.

Explico: vou falar, pela primeira vez aqui no Blog, de um livro.

Mas não pensem que é um livro como esses livros que se abre e lê e fecha. É um livro de ver! Mas também não é um livro de figuras nem de colorir nem de ler o que as figuras significam.

Aliás, pensando bem, eu já nem sei se esse livro de César Brandão, artista sandumonense, é, por assim dizer, um livro. Na verdade, são fotos de objetos que, reunidos, criam uma fábula que... nada tem a ver (ou será que tem?) com os objetos.

Quem acompanha a trajetória de Brandão sabe que ele trabalha nas margens das possibilidades artísticas, ora no desenho, na pintura, em instalações, filme e fotos. Além disso, os objetos que utiliza sempre evocam uma certa perplexidade porque são brutos, toscos e inesperados. Exatamente iguais às gambiarras que usávamos quando se usava brincar em quintais.

Em “Tronco a formar ponte sobre um rio”, o livro, os objetos remetem muitas vezes às “tranqueiras” dos quartos de criança: são frutos, bichos, balas, vagens, arames e barbantes.

Tudo isso é fotografado sobre rabiscos, garatujas e rascunhos. E, de repente, assim como acontecia quando brincávamos com besouros e caixas de fósforos, surge uma história: um povo assiste, passivo, faminto e marginalizado (na margem de cá), à exuberância e fartura da margem de lá. Impossível enfrentar a violência, a extensão e os predadores do rio.

Mas, a natureza, ainda mais avassaladora, recompõe, como sempre faz, o equilíbrio.

Ao que se vê, trata-se de um livro infantil, mas só porque feito com a matéria de que são feitas as ARTES das crianças. No entanto, pode-se dizer que é um trabalho artístico feito para todos que são ou já foram crianças.

Brandão, que ainda faz artes, porém sem medo do perigo, corre ligeiro sobre esse Tronco... ao equilíbrio dos próprios pés. E voa.

Resenha: Jorge Marin
Foto       : disponível em http://www.omotiro.com.br/projetos-2/ (site da editora)

2 comentários:

  1. Olá Jorge,
    obrigada pela sua resenha, o artista plástico César Brandão, realmente fez um belíssimo trabalho na sua primeira incursão pela literatura infantil. Só para esclarecer, este livro, e todos os demais do Selo Motirô, estão à venda no link https://www.facebook.com/ffliteratura/app_206803572685797

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ora, Ieda. Resenhar o Brandão é uma alegria e quem tiver acesso ao livro certamente vai se encantar.

      Excluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL