sexta-feira, 5 de setembro de 2014

O FACTOIDE


Alguém se lembra aí da palavra “factoide”?  Ela era muito empregada nas eleições antigas, e significa: uma imbecilidade que, de tanto ser repetida, acaba sendo considerada uma verdade inquestionável.

Assim ocorreu, por exemplo, com o casamento da atriz Grazy Massafera, que SÓ acabou porque o marido dela teve um caso (com certeza) com uma outra atriz colega de ambos.  Esse factoide, embora nunca provado ou documentado, foi capa de revista, e mais: quando a atriz, suposto caso do marido da Grazy, sofreu um acidente e fraturou uma vértebra, todo mundo tinha certeza (absoluta) que foi castigo de Deus por ela ter destruído um casamento.

Outro factoide está mobilizando o país: o legado de Eduardo Campos que, simplesmente, está virando o cenário eleitoral de cabeça pra baixo.  Quem foi Eduardo Campos?  Lendo o Google, eu sei, mas, francamente, nunca tinha ouvido falar dessa pessoa.  De repente, o cara morre e, porque não podemos por a perder o legado (qual?) do ex-governador, decidimos todos votar na Marina Silva que, por si só, merece a votação pelas suas convicções, mas, para cumprir o “legado de campos”, me ajudem aí né.

Finalmente, um factoide perigoso: a torcedora do Grêmio que xingou o goleiro Aranha de “macaco”.  Ela foi, realmente, de uma infelicidade extrema: preconceituosa, racista, sem-educação e burra.  Foi expulsa pelo Grêmio, deve ser processada, julgada e punida NA FORMA DA LEI.  Mas aí é que a coisa pega: estão organizando idas à casa da moça para depredar, agredir; enfim, dar uma “lição” nela.  E sabemos muito bem que, quando uma multidão resolve dar uma lição em alguém, não há como controlar a violência.  Achamos errado ser racista, mas dar umas porradas na preconceituosa até que vai bem.

E assim vamos nós, pelo Facebook afora, julgando, condenando, mostrando o quanto sabemos sobre o (mau) caráter dos outros quando comparado ao nosso (ótimo!). E, só pra terminar rimando, o que diria Freud?  Factoide é coisa de debiloide.

Crônica: Jorge Marin
Foto     : CachorroGato, disponível em: http://www.cachorrogato.com.br/noticias/macaco-aranha-de-cara-branca/ .  

Um comentário:

  1. Ter opinião é algo fácil e rápido.
    Ter opinião baseada em informações e ponderações é outra coisa!

    Na nossa atual época digital, com informação virtual, a velocidade das opiniões e atitudes está rápida demais, permitindo desacertos dos mais diversos.
    Como diziam "os antigos": "um pouco de calma e canja de galinha não faz mal a ninguém"!
    Assim como os bolos, vamos deixar as ideias descansarem um tempo para somente depois levá-las ao fogo e oferecermos para os outros.

    ResponderExcluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL