sexta-feira, 20 de junho de 2014

A IDEIA FIXA


Você bobeia... e a IDEIA FIXA te pega!

A ideia fixa funciona assim: você levanta, vai caminhar, até que é uma bela manhã de inverno em Juiz de Fora! Mas, alguma coisa em sua mente se lembra de uma manhã, há muitos anos em São João, no campo do Mangueira quando, depois de uma pelada, você se deitou na grama e ficou vendo as nuvens. De repente, uma sensação de arrebatamento e bem-estar meio que te elevou aos céus. Hoje, cinquenta anos depois, você não consegue curtir uma bela manhã porque AQUELA – a ideia fixa – não sai da sua cabeça.

A ideia fixa se apresenta de várias formas e tamanhos, pode ser uma viagem que você fez e que, por algum motivo, não consegue esquecer, ou mesmo um beijo, num baile de Carnaval, de uma pessoa da qual você nem sabe o nome.

Ideia fixa também não tem nenhum compromisso com fatos concretos. Pode ser aquele cargo que você não conquistou mas que, se conquistasse, ah, tudo na minha vida seria diferente. Ou aquele moço, ou aquela moça, na rodoviária, que sorriu de uma maneira que nem os anjos fazem, mas o seu ônibus ia em outro direção.

Querem saber?

A ideia fixa é uma bobagem. É o mesmo que pensar que um dia teremos um país sem corrupção, ou uma sociedade sem inveja, ou um relação sem ódio, ou um coração sem egoísmo.

A ideia fixa é da ordem do sonho, é feita de matérias inexistentes. Quando vocês dizem: ah, no meu tempo é que era bom, taí a ideia fixa. Ou quando afirmam que, no ano que vem, vou fazer isso e aquilo outro, quando, na verdade, tudo fica na mesma, e até pior.

A ideia fixa te faz querer colher tulipas num vasinho mixuruca de onze horas, ou comer caviar no buteco da esquina. Ou que aquela pessoa que você escolheu para passar o resto da vida do seu lado, passe mesmo o resto da vida do seu lado, e com aquele cabelo penteadinho do príncipe encantado, ou com aquela solicitude da princesa Aurora,

Ora, ora, a ideia fixa é o bicho. Fujam dela!


Crônica: Jorge Marin
Foto: Marden Alcantaria, disponível em https://www.flickr.com/photos/mardden/

2 comentários:

  1. Boa ideia (flexível) desta postagem.

    O que eu - fixamente - não consigo me acostumar é escrever ideia sem acento. Saudade das "idéias" cujo acento as diferenciavam rapidamente de ideais na hora de digitar, evitando erros.

    Pronto... Agora fiquei com ideia fixa que a palavra idéia é melhor do que ideia!
    Essa minha mente danada tem fixação em complicar a vida desnecessariamente...

    ResponderExcluir
  2. Você diz isso é porque nunca teve uma jiboia correndo atrás docê, porque, se tivesse, a última coisa que se lembraria era do acento!

    ResponderExcluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL