sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

FELIZ MESMO ANO


Chega um novo ano e, com ele, as famosas EXPECTATIVAS do que poderá acontecer de melhor.  Sempre pensamos no que vai acontecer de melhor, pois, de pior, já basta este ano que passou, dizem.  E, assim, nem passa pela nossa cabeça que algo ruim (cruz credo!) possa ocorrer.

Temos essa mania, diria até mesmo essa superstição de que o futuro será SEMPRE melhor.  E ficamos nas festas de despedida de final de ano vislumbrando acontecimentos felizes que, certamente, virão no próximo ano.

A questão é que, por mais que desejemos, a única coisa que nos acontece com a passagem do tempo é que ficamos mais velhos.  Com um pouco de sorte e dedicação, até mesmo um pouco mais sábios.  Como vamos utilizar essa sabedoria, é outra questão.

Há pessoas que chegam ao cúmulo de querer saber se a próxima VIDA vai ser melhor do que a atual.  Outro dia, numa palestra de um monge budista, uma pessoa queira saber se, em face de suas boas ações atuais, a próxima vida seria melhor.  O palestrante respondeu, até com uma certa calma:
- Não, meu amigo, posso te afirmar, com certeza, que a sua próxima vida será exatamente igual a esta, com seus apegos, mesquinharias, limitações e sofrimentos. 

Vendo aquele preocupado discípulo sair pela porta com cara de cachorro que caiu da mudança, fiquei pensando nessa história de NOVO ano.  Na verdade, não há novo ano!  Existe uma mudança de número no calendário, mas nós, seres humanos, NÃO MUDAMOS UM MILÍMETRO!

Mas, como conseguir as mudanças tão desejadas?  Aí vai outro equívoco: nós NÃO conseguimos mudanças!  O que nós conseguimos são as CONSEQUÊNCIAS de nossos atos.

Ah, mas aí danou tudo, vocês podem dizer, pois, se ninguém muda, tudo vai continuar na mesma m... eleca.  E aí então, finalmente, posso dar uma boa notícia: mesmo sem mudar, mesmo continuando exatamente o que somos, podemos agir de forma DIFERENTE e aguardar os resultados.

Fica aí, pois, o meu desafio: não pensem; ajam de forma diferente e, em 2015, a gente conversa!  Felizes atitudes em 2014!

Crônica: Jorge Marin
Foto: Cosmopolita, disponível em http://www.flickr.com/photos/cosmopolita1/

2 comentários:

  1. Eu acredito na mudança de calendário.. Mas em nós tudo antes como no Castelo de Abrantes!

    ResponderExcluir
  2. Eu acredito na mudança de calendário.. Mas em nós tudo antes como no Castelo de Abrantes!

    ResponderExcluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL