quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

FALANDO & SÉRIO - A ETERNA MAGIA


Não tem como, ao se aproximar o Natal, deixar de se lembrar do Papai Noel da Tipografia e do sr. Wolnei Protásio que, vestido de bom velhinho, saía pelas ruas da cidade jogando bala pra garotada.  Isso para não falar, é claro, daquele imenso e fantástico presépio que era montado com muito carinho na casa do sr. Tininho juntamente com suas irmãs, bem ali na subida da Guarda Mor Furtado.

Sinceramente, não entrava em minha cabeça como poderia o Papai Noel sair pela rua jogando balas, se, ao mesmo tempo, continuava sentado dentro da vitrine.  Da mesma forma, ficava a imaginar como poderia ele, gordo daquele jeito e com um imenso sacão nas costas, entregar os presentes, se na chaminé de minha casa não cabia um gato sequer.

Também tínhamos um modesto presépio, que, guardado com muito carinho num pequeno bauzinho, era montado religiosamente todos os anos. Lembro-me perfeitamente quando, acompanhado de minhas irmãs, saíamos para procurar serragem, pedregulhos e um galho bonito que pudesse nos servir de árvore de Natal.  Tudo o mais natural possível e feito com nossas próprias mãos que, de maneira simples, tentavam remontar a simplicidade do nascimento do Menino Deus.

Após colocarmos a guirlanda na porta e montarmos o presépio bem ao lado da árvore de Natal, ficávamos aguardando ansiosos pela chegada de nossos familiares que, com certeza, estariam trazendo na bagagem, um monte de castanhas, nozes e avelãs.

E assim, VIAJANDO NA MAGIA DO MOMENTO, ALIMENTANDO NOSSO LADO CRIANÇA, aprendíamos através de nossos pais, que antes de tudo, O NATAL ERA O NASCIMENTO DE JESUS. 


Crônica e foto (vitrine da loja onde funcionava a Tipografia): Serjão Missiaggia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL