segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

CASOS CASAS & detalhes




Essa é a Rua Péricles de Mendonça.  Inesquecível, pois era o caminho de todos nós que vínhamos da Pracinha do Coronel para a Rua do Sarmento, e vice-versa.  Era a rua da casa da Dona Glorinha, do Correio, da casa do Bolote, da Rádio Difusora e da Farmácia do Sô Devolde.

Além disso, o patrono da rua, o Dr. Péricles, ilustre político (vereador, prefeito, deputado estadual e senador) ficou famoso na cidade em um episódio do qual NÃO participou, e justamente porque não estava presente na cidade.  Dizem os antigos que, na fatídica noite de 7 de setembro de 1926, se o equilibrado político, na época prefeito e senador, aqui estivesse, não teria ocorrido o conflito armado no comício do PRM (Partido Republicano Mineiro) que vitimou dezenas de pessoas, com quatro mortes.

Esse fato, fruto da intolerância e do revanchismo, é uma dolorosa lição que, ao que parece, ainda não foi aprendida, haja vista a ocorrência de conflitos em plenas festividades do final de ano em São João.  Que a seriedade e o bom senso do fundador do periclismo possam contagiar as pessoas que passam pela sua rua!

Fotos: Serjão Missiaggia
Texto: Jorge Marin


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL