sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

O QUE FICOU DO NATAL


O tempo passa e, após todos esses anos, continua sendo muito difícil fazer alguma coisa na vida sem a aprovação dos nossos pais, estejam eles vivos ou mortos.  Digo isto assim à véspera do Natal porque é inevitável chegar nessa época e não nos lembrarmos dos momentos em que, crianças, participávamos daquela comemoração fantástica.

É fácil observar e, se fecharmos os olhos até ouvir as vozes deles, os nossos pais, dentro de nós, arrastando aquela árvore com cheiro de mofo, desembrulhando as bolas coloridas e testando as luzes de um estranho pisca-pisca.

Adoravelmente simplórios, vivíamos tudo aquilo como uma grande lição de humildade.  Afinal de contas, Deus, o Todo Poderoso, havia encarnado numa mulher simples e nela gerado um filho que nasceria numa manjedoura, substantivo que só era usado mesmo no Natal, igual presépio.

O que não sabíamos, e que hoje começamos, com o passar do tempo, a perceber é que NÃO se tratava de uma lição de humildade.  A representação natalina, no nosso caso cristã, transcende muito a história de Jesus, Maria e José e é uma apologia, ou um louvor à sagrada família.

Explico: não existe nada na história da humanidade que se assemelhe à importância da FAMÍLIA.  Local de abrigo, apoio, amparo, é do espaço familiar que partimos para os necessários voos de nossa existência.  Mais do que a imaculada concepção de Maria, dogma criado há pouco, no século XIX, há que se destacar que Deus está presente em TODAS as concepções, pelo menos até que a fecundação humana possa ser sintetizada em laboratório.

Assim, acredito que o Natal, nos dias atuais, pode ter perdido muito de suas características religiosas, mas é um tempo ótimo para se reafirmar os valores familiares, para se falar em solidariedade e para celebrar a paz.

Que possamos viver o Natal com muito entusiasmo (do grego en theos, literalmente, com Deus) e que o amor dos pais seja genuinamente sagrado, como o é a existência dos nossos filhos. Amemo-nos.

Crônica: Jorge Marin
Foto: TimelessImages, disponível em http://www.deviantart.com/art/Merry-Christmas-44902848

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL