quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

FALANDO & SÉRIO - Nossa qualidade vida x Progresso


Com certeza, está aí uma equação um tanto complicadinha de se resolver. Alguns dão mais importância ao progresso enquanto outros à qualidade de vida, sendo que o ideal seria uma interação e a perfeita harmonia entre ambos.

Já falamos, aqui mesmo no Blog, sobre TRÂNSITO, POLUIÇÃO SONORA, MOBILIDADE URBANA e ÁRVORES, assuntos que, de certa forma, acabam sendo reféns de um inevitável progresso. Apenas como exemplo, cito as montadoras, que injetam no mercado a cada ano milhares de veículos automotores e que, da mesma forma, empregam outros tantos milhares de pessoas, mas que, muito em breve, farão com que as cidades, literalmente, parem literalmente.  Segundo estimativas, existe até uma data aproximada para que isso venha a acontecer nas grandes metrópoles, pois a frota cresce e o espaço físico, não.

Trata-se de uma voracidade a nível mundial, restando a cada um de nós, a difícil missão de tentar encontrar, de maneira sábia, uma solução no âmbito LOCAL para as nossas necessidades. E é bom mesmo irmos pensando, desde já, na nossa TERRINHA e o que poderemos fazer para driblar ou, pelo menos, tentar amenizar no futuro, essa conturbada realidade.

Não abro mão e jamais deixarei de clamar pelas árvores, sendo que, quanto mais as tivermos, melhor!  “VERDE COMO TE QUERO VER”, refrão este de uma bela música de nosso amigo compositor e contrabaixista Márcio Velasco que, além de compor o repertório do Pitomba, veio posteriormente a se tornar uma de nossas bandeiras .

É triste observar como vamos, sutilmente, substituindo esse ser tão especial pelo ar condicionado.  Se, por um lado, procuramos refrescar o interior de nossas casas, por outro, despercebidamente, ficamos a gerar ainda mais calor externo, ou seja: O FAMOSO SALVE-SE QUEM PUDER.  Daí a importância também das ÁRVORES e de suas sagradas sombras.

Da mesma forma, e conscientemente, continuarei a fazer parte daqueles que defendem o nosso CALÇAMENTO EM PEDRAS.  Ainda acho que O CUSTOxBENEFICIO que ele hoje nos traz somente será PERCEBIDO e ENTENDIDO, quando AMANHÃ ficarmos sem ele.
 
Dias desses, fazendo uma de minhas caminhalaxadas (mistura de caminhada com relaxada) naquele trecho que vai desde trevo de Descoberto até as proximidades da fazenda do sr. Willian Fajardo, fiquei imaginando a possibilidade de se fazer em algum lugar no futuro, um PEQUENO CORREDOR ECOLÓGICO, onde, em sua extensão, fosse construída uma passarela para caminhada e uma ciclovia, que, entre umas e outras coisas, pudessem levar os praticantes destas modalidades, não só ao convívio saudável com a natureza, como também distanciá-los de um trânsito ENSURDECEDOR e, muitas vezes, irresponsável do centro da cidade.

Para finalizar, abro um pequeno parêntese para cumprimentar a Prefeitura Municipal pela colocação de LIXEIRAS em diversos pontos centrais, juntamente com a interessante CAMPANHA de CONSCIENTIZAÇÃO sobre a limpeza urbana.  CONSCIENTIZAR É PRECISO SEMPRE, em qualquer tempo e lugar.

Crônica: Serjão Missiaggia.

2 comentários:

  1. FALANDO EM ENSURDECEDOR TA COMPLICADO DORMIR NOS FIM DE SEMANA DEVIDO AOS CARROS DE SOM, TRISTE FATO EM SÃO JOÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem lembrado fazer um local apropriado para as caminhadas, corridas, e uma ciclovia para os muitos que fazem seus exercícios ao ar livre. Quanto ao calçamento em pedras de nossa cidade, quero só lembrar que em certos locais como na Praça que rodeia o Super Mais está impossível atravessar, devido ao grande movimento das 5 ruas que embocam e passam por alí e das pedras que são pés de moleque pontiagudas e fora do lugar. Um alerta para o Secretário de Administração das Obras públicas. Também dou os parabéns a PREFEITURA MUNICIPAL pelas lixeiras e faixas de conscientização de que lugar de lixo é no lixo e não nas ruas e calçadas.

      Excluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL