sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

A CASA DA TIA IRINEIA

Digital art por Janna Aika Deja

Capítulo 1 - No better place

Semanas atrás, ao deparar-me com o pequeno e feliz comentário feito pela Rosane em um post da música “Me and Mrs. Jones”, senti o quanto estava em dívida comigo mesmo e com um monte de outros seguidores. Amigos que, assim como eu, tiveram o privilégio e a felicidade de um dia poderem incluir em sua rotina diária, uma daquelas boas chegadas à casa da Tia Irineia.
Com muita justiça, já falamos aqui no Blog sobre o Barracão do Sr. Anjinho, Ginásio do Sô Bi, Botachopp, Rubro Bar, Varandão da Casa do Primo Dantinho, Oficina do Silvio Heleno, além de fazermos uma singela homenagem à nossa madrinha musical Nely.
Esses lugares e pessoas marcaram muito nossa juventude, especialmente a turma do Pytomba. E é justamente por isso que eu não poderia jamais deixar de incluir neste mágico roteiro a Casa da nossa inesquecível Tia Irineia! A eterna madrinha de todos nós. pytombenses ou não.
Nesta época, Tia Irineia, juntamente com o Márcio, Eucí e o Ilko, energizava o ambiente com aquele alto astral. Éramos sempre recebidos com muito carinho e alegria. Algo assim como se fosse nossa segunda casa. Podíamos dizer, e por que não, que parecíamos uma Grande Família.
Era uma atração meio que sobrenatural, pois para lá todos se dirigiam. Não havia horários nem dias pré-determinados. Simplesmente íamos! Raro o dia em que isso não acontecia. Muito comum quando encontrávamos com um colega na rua e dizíamos um ao outro:
- Tá indo onde?
- Vou dar uma chegadinha na Tia Irineia!
E juntos seguíamos, pois, com certeza, sabíamos que outros de nós também estariam por lá.
Fazíamos daquele lar o nosso refúgio e asilo inviolável, onde todos se entendiam e se completavam. Falávamos a mesma língua e convivíamos harmoniosamente.
O cafezinho, como sempre, era a marca registrada que, por sinal, era coado de hora em hora. Uma discreta “filada” no maço de Continental da Tia Irineia, que ficava quase sempre em cima da geladeira, acontecia constantemente. Depois, era só sentarmos, ou na escada da cozinha, na varanda, ou no passeio, pra poder jogar conversa fora. Tudo regado ao som de violões e muita música. Tia Irineia, muitas vezes, sentava ao nosso lado, e participava ativamente. Isto acontecia quando não estava, juntamente com Eucí, em sua máquina de costura, preparando algum pedido. Era uma grande costureira.
Hoje, vendo a correria dos jovens em busca de um lugar para passar o réveillon, percebo que a multiplicidade de informações os deixam completamente desnorteados. Uns acham que o lugar ideal é o clube, com o namorado ou a namorada. Outros que bom mesmo é a rua, sem o namorado ou a namorada. Dizem também que é na praia, ou num transatlântico. E até numa cachoeira no meio da floresta. Na calma da minha poltrona, em frente à TV, sem som, eu sei perfeitamente o que todos procuraram, mas só nós tivemos: paz, alegria, respeito, uma pessoa para nos ouvir e muita amizade. Corrigindo a Dorothy, do Mágico de Oz, podemos afirmar: não houve lugar melhor que a nossa casa... da tia Irineia.
NO PRÓXIMO ANO: não percam, Um Baile no Terreiro (soltando os cachorros). E um Feliz 2011!

(Crônica: Serjão Missiaggia / Adaptação: Jorge Marin)

4 comentários:

  1. Amigo Jorge,exatamente às vinte e uma horas deste último dia do ano de 2010,resolvo acessar o blog do pitomba e me deparo com um comentário seu sobre a casa da tia Irinéia,mãe de nosso amigaço,Márcio Velasco,do Iko,do Kico e da Elcy,nossa mãe ¨emprestada¨que compreendia nossas peraltices e achava graça de nossas maluquices de adolescência.Obrigado por essa boa emoção a mim proporcionada neste momento.Feliz Ano Novo,repleto de boas realizações.Abraços do amigo Nilson Baptista.

    ResponderExcluir
  2. Vai ter reunião na casa do Márcio ?.
    Tudo era um bom motivo, principalmente a hospitalidade da anfitriã, tia Irinéia, que tinha prazer em nos receber. Tempo bom...

    ResponderExcluir
  3. Adorei esta lembrança carinhosa da Tia Irineia porque eu também fui frequentadora da casa dela e era sempre uma delícia estar lá.
    Beijos e feliz Ano Novo a todos os Pytombeiros.

    ResponderExcluir
  4. Valeu turma, me emociono com muita alegria. Prá nossa querida tia Irinéia um grande beijo e muita saudade. Obrigada

    ResponderExcluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL