quarta-feira, 2 de junho de 2010

COMENTANDO COMENTÁRIOS



Navegando pela rede, vemos as falas, falas articuladas, bem embasadas e multivariadas. São milhares de mestres em suas respectivas áreas, ditando regras, aconselhando, ou simplesmente fazendo devaneios e esperando serem ouvidos, lidos, levados em conta. Lemos, se gostamos, ou ficamos curiosos, tomamos conhecimento, relemos, às vezes até nos indignamos. Mas é só... A fala, na grande rede, é fugaz. O olho é rápido, o tempo para absorver informações parece sempre escasso.
No entanto, de uns tempos para cá, surgiu, não sei de onde, a mania de se fazer comentários sobre os comentários feitos pelos “famosos”. Assim é que têm surgido análises, verdadeiras avaliações sociológicas, sobre assuntos, no mínimo, idiotas. Na semana passada, vários sites dedicaram seus espaços, e o tempo de seus leitores, analisando uma frase do técnico Dunga (“nem todo mundo gosta de sexo, sorvete e vinho”): foram análises e mais análises, entrevistas com outros técnicos, opinião de psicólogos, isto sem contar que, também nas outras mídias, o assunto foi amplamente discutido.
Dois dias depois, numa entrevista de jogadores da seleção brasileira de futebol, o volante Felipe Melo fez uma declaração, na qual compara a bola a ser usada na Copa do Mundo, a Jabulani, a uma “patricinha”, uma mulher que não gosta de ser chutada, enquanto que as bolas convencionais foram comparadas a “mulher de malandro”, aquela que gosta de ser chutada. Novamente, dezenas de análises sociológicas, e mais avaliações de feministas, associações de defesas das mulheres, outros jogadores, e tome comentário!
Já afirmei aqui no blog que está em curso um fenômeno de psicotização epidêmica: como se sabe, os psicóticos, entre outras características, apresentam uma dificuldade de abstrair ou relativizar os fatos. Há quem diga que somente os próprios loucos têm absoluta certeza de que não são loucos. O filósofo Umberto Eco afirma que o louco é aquele que “procura as explicações para provar a sua tese. Descarta informações que o contradigam e subverte pensamentos para encaixá-los em suas idealizações.”
Isto nos leva a uma outra mania nacional, ainda dentro desta (i)lógica delirante, que é procurar obter explicações para tudo. Além de todo aquele debate sobre as frases “importantes” de Dunga e Felipe Melo, muitos analistas procuraram igualmente definir o porquê de tais comentários. Isto ocorreu também quando o ministro da saúde Temporão recomendou sexo numa campanha para combater a hipertensão. Como assim? Será que este senhor, um ministro da república, gosta de sexo? O que, afinal, ele quis dizer com tal declaração?
Algumas revistas, e também alguns sites, prometem explicar o motivo pelo qual seus leitores, principalmente leitoras, vêm se sentindo tão mal. Ou seja, alguém, em algum lugar do outro lado da tela, tem a capacidade de me explicar porque eu não acordei tão bem hoje. E, o que é mais incrível, alguém que não me conhece vai me dizer exatamente o que fazer. Basta mandar a palavra DÙVIDA via SMS para algum número que, imediatamente, todas as suas dúvidas serão esclarecidas.
Definitivamente, não é um mundo sério (antigamente, diziam que o Brasil não era um país sério). Mas, hoje em dia, tudo tem que ter explicação, ninguém pode ficar triste, dinheiro é a coisa mais importante na vida, você tem que ter uma carreira, o sucesso é obrigatório e, acima de tudo, tenho que divulgar tudo da minha vida no Orkut. Isso é o que se espera de todo mundo, pelo menos dos normais.
Aí chegou minha vez de assumir a loucura, pois, como dizia o gênio Raul Seixas: “a arte de ser louco é jamais cometer a loucura de ser um sujeito normal”. Por que será???

(Artigo - Jorge Marin)

2 comentários:

  1. Sylvio disse:
    Como já disse Sir Ney (não Sarney): "Mais louco é quem me diz que não é feliz..."

    ResponderExcluir
  2. Não vamos nos esforçar então para sermos um sujeito "normal e fazer tudo igual"
    Enquanto vocês daí se esforçam "eu do meu lado também vou aprendendo a ser louca: maluca total.Uma loucura real.
    Vamos controlar a nossa maluquez misturada
    com a nossa lucidez...
    Aí então, vamos ficar, com certeza : MALUCOS BELEZA.
    É possível?
    Abraços da Mika

    ResponderExcluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL