sexta-feira, 18 de junho de 2010

E QUE VENHA MAIS UMA COPA...



Capítulo 2 - Alemanha 1974, Argentina 1978 e Espanha 1982

Já em 1974, ainda sob o comando de Zagallo, nosso time era super-favorito. Chegamos à Alemanha com aquela pinta de campeões. Puro engano! O carrossel holandês, também conhecido como laranja mecânica, comandado pelo genial Cruyff, passou sobre nós como um gigantesco espremedor de frutas. Não teve outro jeito, e Jairzinho, Rivelino e outros tiveram mesmo que voltar mais cedo.
Nos primeiros jogos eliminatórios, procurávamos sair correndo do ginásio, até o largo da Matriz. O negócio era ir assistir ao jogo na casa de um amigo, pois poucas residências na cidade tinham o privilégio de possuir uma televisão em cores. Na casa de nosso amigo já existia uma. Época também em que a Tipografia colocava uma dessas televisões para que todos pudessem acompanhar os jogos na calçada. E ficava lotado. Era gente procurando subir em carroceria de caminhão e tudo mais que encontrava pela frente. O objetivo era achar o melhor ângulo que pudesse visualizar melhor a TV.
Mas, o fatídico jogo contra a Holanda eu estava assistindo ao lado de meu primo Dante em sua casa. Fazer o que! Holanda 2x0

A de 1978, na Argentina, pouco aconteceu. Pra ser sincero, acho até que aconteceu muito, pois foi um campeonato vergonhoso.
Teve um jogo em que a Argentina, dona da casa, precisava vencer o Peru por uma diferença de cinco gols, pois havia empatado em 0x0 com o Brasil. A vaga seria então decidida entre os dois países, no saldo de gols. Para se classificar, numa vaga que poderia ser nossa, teria que vencer o Peru por 5x0. E não deu outra. Ganharam por 6x 0. O Peru não estava nem aí! Amoleceu feio! Por sinal, esta grande farsa viria anos depois ser oficialmente confirmada por um jogador peruano.
Assisti aos primeiros jogos desta copa na casa da Cristina Itaborahy e aos demais na casa da tia Irineia. Assim, sem perder uma única partida, o Brasil, que estava sendo comandado por Cláudio Coutinho, voltaria invicto.

Se não fosse a memorável Copa de 1970 no México, diria que esta de 1982 na Espanha, teria me marcado mais. A começar pelo mágico time do Brasil.
Quem não se lembra daquela seleção do Zico, Falcão, Cerezzo, Éder, Sócrates e companhia? Pura arte que, sob a batuta do mestre Telê Santana, encantaria o mundo.
Pena que a desacreditada Itália, com seu atacante Paolo Rossi, desfaria, numa única partida, o tão sonhado titulo. Com três gols fulminantes, sacramentou aquilo que até então parecia impossível. Itália 3x2.
Assisti aos jogos na casa do Márcio. Lá nos reuníamos em torno de umas vinte pessoas.
Até hoje, não sei como aquele terraço não desabou com nossos pulos de alegria, acompanhados de um “tremendo” foguetório. Era muito legal assistir lá de cima, principalmente quando o Brasil fazia um gol e os fogos ficavam a explodir pela cidade.
Após a derrota, descemos todos embasbacados, e ficaríamos ainda sentados na pracinha do Coronel por um longo tempo. E eis que passa por nós o saudoso amigo Dolfo. Num ato de consolo, após ver nossas caras, disse que estava indo pra casa pra ficar aguardando o resultado do exame anti-dopping da partida. Somente se daria por vencido, depois que certificasse que tudo realmente teria sido valido. Pura ilusão.

(Crônica - Serjão Missiaggia)

Um comentário:

  1. Quando o Serjão me falou que iria postar alguns episódios vividos em São João durante a realização das copas do mundo, a primeira coisa que me veio à memória foi o Dolfo, na porta da sinuca do Cida, falando:
    - Ainda nos resta uma esperança!
    Pra todos nós que, assustados, não entendíamos nada, ele emendava:
    - É que não saiu ainda o resultado do anti-dopping do Mario Kempes!
    Muitos riram, outros ignoraram, mas, passados todos estes anos, este episódio é um dos que mais ficaram guardados comigo. Talvez pela sua ingenuidade, talvez pela sua motivação infantil. Mas, com certeza, pela dose absurda de esperança na qual estava revestido. Se o destino de nossas almas depender de nossa capacidade de sonhar, e acreditar, certamente a alma do Dolfo vai estar num Maracanã celeste, assistindo gols e mais gols do Garrincha, e cantando Pra Frente, Brasil!

    ResponderExcluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL