sexta-feira, 7 de abril de 2017

E AGORA, JOSÉ?


O José Mayer, quem diria, foi pego com a boca na botija, ou com a mão onde não devia. O fato é que, revendo a atitude do ator, que concordo ter sido condenável, abre aquela questão ética sempre exemplificada pelo professor Cortela como o grande problema que todos têm em torno dos verbos QUERO, DEVO e POSSO.

Ou seja, explica o professor, “tem coisas que eu quero mas não devo, tem coisas que eu devo mas não posso, e tem coisas que posso mas não quero”. Por essa lógica, tornada simples pelo mestre, você só terá paz de espírito quando aquilo que você quer é o que você pode e o que você deve.

Mas... sem querer polemizar, mas já entrando de gaiato num assunto extensamente debatido, pergunto: isso sempre é possível? Ou seja, no nosso dia a dia, no emprego, na escola, na igreja, ou em lugares ainda menos controláveis como uma balada, quem de nós, principalmente nós homens, não deu uma escorregada, falou uma besteira, ou mesmo magoou ou desrespeitou uma mulher?

Falo isso não no sentido de justificar o injustificável, mas somente porque tenho achado a reação ao episódio um verdadeiro massacre ao ator. E, o que é pior, por mero modismo, e não pela questão maior, que é a seguinte: TODAS as pessoas, de TODAS as orientações sexuais, TÊM a obrigação de respeitar TODOS.

Senão vejamos: uma atriz, da mesma emissora superpoderosa do ator, afirmou que “é, ele não se emenda”. Ou seja, o ator, com ela ou com o conhecimento dela, JÁ HAVIA praticado atos desse tipo. Então, por que todas essas atrizes, produtoras e funcionárias não o denunciaram ANTES?

Talvez porque a emissora, que se acha perfeita e politicamente correta, pudesse tentar evitar o escândalo (como, aliás, o fez, a princípio), e também não tomasse nenhuma atitude contra o ator, estratégia que também foi adotada ANTES que os veículos de comunicação rivais denunciassem o ocorrido.

Estou tratando desse assunto aqui porque quem lê os jornais ou acessa o Facebook, fica com a sensação de que desrespeitar mulher é uma coisa inédita que NUNCA foi feita numa emissora de TV, quando a realidade é bem oposta. Outra sensação é de que TODAS as mulheres são vítimas, quando há muitas megeras por aí. Pra não ir muito longe, podemos citar o caso da esposa supostamente agredida a pontapés por um também famoso cantor que, no exame de corpo de delito, não apresentou um hematoma sequer.

Finalmente, reitero aqui que as pessoas têm que arcar com as consequências dos seus atos impensados. Mas não pude deixar de rir de uma ex-colega que me confidenciou: “Ele mexeu comigo também. Desde os meus dezesseis anos, quando vejo esse homem na TV, eu não consigo dormir”. E a previdência, Ó...

Crônica: Jorge Marin
Foto     : Fina Estampa / TV Globo

3 comentários:

  1. Concordo com algumas frases mas se senti um pouco machista também . Pronto falei !!! Clea

    ResponderExcluir
  2. Houve um erro de digitação , não existe esse "se". Clea

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por comentar, e expressar sua opinião, Cléa. O assunto é polêmico e foi colocado com a intenção de estimular o debate.

    ResponderExcluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL