sexta-feira, 11 de abril de 2014

SOBRE O PAU QUE NASCE TORTO


- Agora estou confiante, doutor, porque parece que, depois desse aperto, ele vai mudar o comportamento – diz a mulher.

Não sei a que doutor ela dirige o seu discurso de esperança. Também não sei quem é ELE. Será o marido? Pai? Filho?

Seja quem for a queixosa, ou o destinatário do discurso, vou dizer uma coisa para vocês: ELE NÃO VAI MELHORAR!

Digo pela minha longa experiência em ouvir pessoas por todos esses anos, não necessariamente de forma profissional, mas pelo bom senso que vai aumentando junto com os cabelos brancos, e também pela paciência que vai diminuindo junto com a audição.

Hoje, sentado na pracinha, vendo as crianças irem eufóricas para a escola, percebo, tarde é verdade, mas ainda a tempo, um grande motor do SOFRIMENTO: a EXPECTATIVA.

Meu Deus, quanto se sofre, e quanto se tem cada vez mais sofrido porque a outra pessoa que vive conosco, ou as pessoas que vivem conosco, não se comportam exatamente da maneira que nós ACHAMOS que elas deveriam se comportar.

Outra coisa, que é ainda pior, não apenas sofremos porque os outros não são do jeito que gostaríamos que fossem, mas achamos que eles vão “melhorar” e, quando não "melhoram”, sofremos também por isto.

Não quero dizer que as pessoas não mudem.  Sim, elas mudam, mas mudam, naturalmente, porque amadurecem.  O que não quer dizer que evoluam como seres humanos. Na verdade, em relação às nossas expectativas, que são do tempo em que conhecemos a pessoa, as mudanças, na maioria das vezes, são para “pior”.

Finalmente, uma palavra sobre os alarmistas, que perguntam: então, devemos perder a esperança?  Aqui, cabe uma pausa para diferenciáramos estas duas palavras: ESPERANÇA e EXPECTATIVA.

Ter expectativa significa CRIAR UMA FANTASIA, uma ilusão, na qual a pessoa que é o outro na minha vida seja capaz de, e vá realizar TODOS os meus desejos.

Ter esperança é relacionar-se como ensinado pelo genial Geraldo Azevedo: “se você vier pro que der e vier comigo, eu te prometo o sol, SE hoje o sol sair; ou a chuva, SE a chuva cair”. Isto também SE você vier pro que der e vier comigo, tá?

Crônica: Jorge Marin
Foto: pintura acrílica de Ann Marie Bone, disponível em http://www.deviantart.com/art/Twist-429694922.

Um comentário:

  1. Lembrei do Nelson Rodrigues dizendo que "A vida é como ela é"!... então as pessoas são o que elas são, aquilo que querem ou podem ser!

    Cada um que adapte suas expectativas e realizações à sua realidade, sem destino já traçado ou sonhos garantidos! Já a esperança é uma eterna louca alienada, que insiste em ignorar o óbvio e tornar a vida mais agradável.

    Melhor ficar na expectativa que nunca nos abandone a esperança em dias melhores!

    ResponderExcluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL