sexta-feira, 24 de agosto de 2012

NOSSO INTERIOR VI - FINAL


Na semana passada, passeando pelas ruas, hoje não tão tranquilas, do nosso interior, tínhamos um dilema: como responder ao cumprimento de um motorista escondido pelo insulfilm ou de um motoqueiro de capacete?  Coisas que só acontecem no nosso interior...
Mas, por falar nisso, alguém, por acaso, já presenciou, em uma grande cidade, o motorista de um circular perguntar a um passageiro no ponto, onde ele gostaria de descer?  Eu já!  Justamente, foi aqui “mês”!  Somente no interior temos taxibus.

Vou falar agora sobre uma coisa muito importante e que diz respeito a todos que querem perder, ou estão perdendo peso!  São as famosas corridinhas atrás da BALANÇA AMIGA de uma farmácia.  Pra quem não conhece, vou logo explicando: corridinha atrás da balança amiga NÃO é esporte olímpico (ainda) e consiste na incessante perseguição, efetuada por todos aqueles que estão fazendo regime, em busca daquela que seria a melhor balança para se pesar e que melhor reflita seus desejos de perder (ou ganhar) peso.  Segundo alguns especialistas, a matemática funciona da seguinte maneira: ordem crescente sentido sudeste pra nordeste, ou seja, as balanças vão aumentando alguns gramas no sentido da pracinha do chafariz, passando pelas ruas centrais até terminar pelas imediações do Centro Cultural.  Não que eu seja curioso, mas ao aferir cada uma delas, cheguei mesmo à conclusão de que esta suposta neura tem um certo sentido. Mas como seria provar isso numa grande metrópole?
Aderi, recentemente, àquelas dezenas de pessoas que gostam de jogar fubá e canjiquinha aos canários da terra.  Já cheguei a contar mais de vinte deles numa única esquina.  Já imaginou fazer isso na Avenida Paulista?  Se não nos recolherem pra internação, provavelmente seremos abordados, revistados e interrogados.  Haverá forte suspeita de estarmos analisando o local para futuras incursões.
Sinto saudade do tempo em que o padeiro, com aquele imenso cesto, deixava, ainda de madrugada em nossa porta, aquele pãozinho quentinho.  Infelizmente, esta coisa tão interiorana teve mesmo que acabar, pois os pãezinhos começaram a desaparecer.  E até o balaio do padeiro!
Mas se já não podemos mais também escutar o apito da Maria Fumaça e da Fábrica de Tecidos, ainda temos o privilégio de sermos embalados pelo repicar dos sinos das igrejas nas manhãs de domingo.
Enfim, assim como vocês deverão ter um monte de situações interessantes pra contar, reconheço aquilo que sempre representará para todos nós as grandes cidades.  Quem sabe um pouquinho lá, um pouquinho aqui?
Então, principalmente, para todos aqueles que não têm medo de “sobreassalto” o negócio é manter um pé na Pedra e outro no Asfalto.

(Crônica e foto: Serjão Missiaggia, maio 2012)

Um comentário:

  1. As vezes sinto uma saudade danada disso tudo mas já estou urbana demais, infelizmente.
    Cléa Barroso

    ResponderExcluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL