quarta-feira, 22 de agosto de 2012

NAQUELA NOITE NO RUBRO-BAR



Naquela noite no Rubro-Bar, fiquei completamente fascinado pela sonzeira do Furacão 2000.  Nunca havia curtido um som com uma qualidade parecida.  Éramos bem inocentes, a informação não viajava on-line e o tempo passava um pouco mais devagar. 
Tudo era definitivo: o olhar, a paixão, a dança desperdiçada e tínhamos certeza de que, naquela noite, iríamos resolver a nossa vida.  Alguém contou, e nós acreditávamos, e as novelas provavam, que poderíamos encontrar ali uma pessoa que iria passar o resto da vida conosco e que seria muito bom, muito feliz e muito leve.  Uma colega da época me perguntava: “mas você está disposto a ficar com uma pessoa assim ‘para sempre’?”  E eu ficava revoltado com a pergunta porque, para mim, era claro que era para sempre.
A verdade é que, ali debaixo daquela luz negra que mal dava para dançar, alguns casais se formaram e estão aí até hoje.  Mas, de qualquer maneira, o mundo, assim como a TV, era em preto e branco: tínhamos os bons e os maus, os certos e os errados, os direitos e os que não prestavam.  “Viado”, então, era uma palavra que nem se dizia, era como câncer, sendo que esta última ainda é evitada pela maioria. 
Às vezes, vendo a velocidade como as coisas se processam hoje em dia, o caráter de caça que existe nas baladas, e as imensas paradas das chamadas minorias, fico me perguntando quando é que começou esse degradê que transformou a vida numa múltipla escolha?  Quando e como foi que nos conectamos?
Falo em conexão não num sentido pejorativo, mas no sentido de interatividade.  Porque, de volta ao Rubro-Bar, tínhamos um roteiro a seguir, a vida era como um jogo de pinball onde a bolinha só podia passar naqueles exatos lugares e tudo o que podíamos fazer era não deixá-la cair.  Hoje, nós é que somos lançados no espaço e, por incrível que pareça, tudo o que pensamos é em agir de acordo com a manada.
Ouvindo aquela música dos Beatles nas caixas gigantescas do Furacão 2000, em 1970 e poucos, concordo, era muito mais fácil se feliz.
Mas, não sei por quê, optar pela mesma vida simples nos dias de hoje, sem os clichês daquela época, e fora dos padrões de comportamento moderno, me parece proporcionar uma felicidade ainda maior, embora seja bem mais difícil.
Ou não.  Escuto, agora, no show de 30 anos do Kid Abelha, a Paula Toller definindo, exatamente, o que quero dizer: “desde que estamos aqui, eu não quero saber, quanto tempo se passou...”
Mas o que me assusta mesmo é saber que a Paulinha está com 50 anos.  Cara, praticamente o mesmo que eu!  Embora, vamos combinar, as coxonas dela estão bem mais bonitas que as minhas.

(Crônica: Jorge Marin)
Foto: Cena do filme A Vida em Preto e Branco, disponível em: http://photos.lucywho.com/pleasantville-photo-gallery-c16334675.html   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL