segunda-feira, 11 de junho de 2012

CASOS CASAS & detalhes


Quando atualizamos a nossa foto de capa no Facebook, percebemos como a paisagem urbana afeta as pessoas.  Um dos nossos mais queridos parceiros - o Nilson Baptista - pediu para ver "o outro lado", pois, em frente à imagem das duas casas fotografadas, ficava a sua antiga residência.  Ou seja, embora mostrado o reverso, ele conseguiu enxergar com os olhos do coração, ou com o ponto de vista da alma.  Hoje, estamos mostrando o "lado de cá".  Mais do que as construções em si, é importante perceber o investimento sentimental com a arquitetura, como se a visão daqueles locais onde vivemos tantos momentos marcantes disparasse, de repente, o mecanismo das emoções, e abrisse o baú das boas memórias.
Deixamos, agora, o espaço para os comentários.  Quem viveu, ou vive, em São João, sabe da emoção de descer o Largo da Matriz num domingo ensolarado.

(Fotos: Serjão)

7 comentários:

  1. Amigos,quanta emoção!Rua Guarda-Mor Furtado,nº26,é o endereço da casa onde viví os melhores anos de minha vida,no local conhecido como Largo da Matriz.Na foto à esquerda a casa aparece com dois carros estacionados em frente,Na foto à direita,aparece com seus janelões azuis e sua linda varanda,que permanecem exatamente como eram no tempo em que minha família nela residia e onde nós fomos felizes como nunca.Meu pai adquiriu o casarão que pertencia ao Sr.Carlos Mendes e quando mudamos para lá,Nádia,minha irmã caçula,tinha poucos meses de vida.Naquele lar só existiram momentos felizes,alí aconteceram memoráveis reuniões de família.Nos carnavais cerca de 2O pessoas da família,vindas de vários lugares,em nossa casa se hospedavam.E nós ficávamos muito felizes.Hoje ,muito bem cuidada,pertence ao casal Afonso Celso e Madalena.Ela foi minha professora no então Ginásio Dr.Augusto Glória.Obrigado,pessoal do Grupo Pitomba,por me proporcionar esta gostosa emoção de recordar esta época de minha vida.Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nilson,quando iniciamos essa série de imagens sobre nossa querida terrinha, pudemos perceber que, apesar de São João contar com lugares memoráveis, o Largo da Matriz apresenta uma aura especial como se, de repente, os fantasmas daqueles fazendeiros primordiais (Guarda-Mor Furtado, Antônio Dutra Nicácio, Domingos Henriques de Gusmão e Domingos Ferreira Marques) se reunissem para papear e planejar suas viagens. Afinal, foi ali mesmo, em frente à sua antiga casa, que nossa história começou. Abração.

      Excluir
  2. Nilson, brinquei muito na sua casa!... Como era gostoso... Narcisa levava as amigas pro quintal e lá havia um pé de amora. Lembra-se? Amoras rochinhas e deliciosas...Brincávamos também no porão: juntávamos insetos e dizíamos que ali era o nosso laboratório. Será que Narcisa se lembra ? Ela era minha grande amiga. Narcisa, Márcia, Rita... as meninas, como dizíamos.
    O quarto da Narcisa era uma delícia: cheiroso e com chão brilhando. O casarão era todo de tábua corrida. Lembro-m de cada espaço desta casa. Narcisa guardava tudo em caixinhas.
    Nesta casa maior em frente à sua morava minha primeira professora: dona Isabel e Sr Pimpa. Fiz o primeiro ano primário com ela. Era carinhosa e boa professora. Aprendi minhas primeiras letras com ela.
    Abraços da Mika
    Um abração

    ResponderExcluir
  3. Que boas lembranças.Sempre vive neste lugar, que sempre foi muito especial para mim. Casei, morei 5 anos em outro lugar. Mas fui contruir o meu cantinho ali, onde passei toda minha vida. É mesmo um lugar especial. Na infância era uma brincadeira só, uma mistura de cidade e àrea rural. Adolescência, namoro na igreja Matriz, namorados e amigos vinham para bater papo e fizeram parte de nós. Foi muito bom, com boas lembranças.Vieram os filhos, que também passaram a viver o que vivemos, apesar de maneira diferente,agora espero poder mostrar aos meus netos que interior também tem seu valor.
    Hoje lendo o Jornal SJN, me deparei com a entrevista de Marcus Martins,que tem idade de meus filhos,e que também vi crescer dizendo que é um privilegiado por morar na Matriz,e do seu carinho com este lugar. Acho que todos que aqui moram têem este sentimento. Vejo que a criançada continua uzufruindo disto tudo. E agora, cada um que aqui passou,guarda em sua lembrança, o que é FELICIDADE. Abraço a todos Marialice

    ResponderExcluir
  4. Mika e Marialice,fico muito feliz ao ouvir de vocês estes comentários sobre os velhos tempos no Largo da Matriz.Mika frequentou minha casa,Marialice,não me lembro de tê-la frequentado,Marcus Martins,filho dos amigos Jane e Beto Reis,também foi criado alí,como eu.Foi um grande prazer ter lido palavras carinhosas sobre o nosso "mundinho' chamado Largo da Matriz,rua Guarda-Mor Furtado,Praça Treze de Maio.Como era bom viver alí.Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  5. ELTOM DOMINGUES - via Facebook: Por favor, quanto tempo o amigo residiu no lugar. Ótimo lugar para se viver meu amigo. Sem sofismas, afirmo e compartilho da sua alegre recordação. Tal casa formou esse grande jornalista, homem de palavra,gente que é gente !

    ResponderExcluir
  6. Obrigado,amigo Eltom,por estas palavras amigas e enaltecedoras à minha pessoa.Abraço.

    ResponderExcluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL