sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

ONDE CANTA O SABIÁ


Confesso que fiquei bastante surpreso ante as notícias que vêm rondando nossas esquinas, dando conta de um possível sacrifício de árvores na pracinha do Chafariz, em detrimento a revitalização do local. Meu Deus! Será mesmo verdade? E se tal for, seria mesmo necessário? Reconheço que algumas delas já estão bem velhas e que outras são de uma espécie totalmente inadequada pro lugar. Mas, ali elas se encontram há um bom tempo e temos que respeitá-las! Por que pagar um preço tão alto por um "erro" do passado? Se pensarmos com lucidez, iremos observar que a balança se inclinará vertiginosamente para nosso lado no que tange aos inúmeros benefícios que hoje elas nos proporcionam.
Será que uma boa poda, executada por profissionais habilitados, procurando fazer o rebaixamento de suas copas, não seria o suficiente? Ficamos exaustos de tanto acompanhar em jornais, revistas, internet, TV e tudo de direito, o clamor que o mundo vem fazendo a todos nós. Um insistente alerta sugerindo uma necessária mudança de hábitos e consciência.
Queira ou não, estamos diante de uma real e sombria mudança de temperatura no planeta que, se ainda passa despercebida pra muitos, o mesmo não acontecerá com a geração de nossos filhos.
A cada sacrifício de uma árvore, O AQUECIMENTO GLOBAL NOS SERÁ ETERNAMENTE GRATO e os únicos prejudicados com estas atitudes seremos nós.
Muitos não sabem, mas este “Mini-Santuário Ecológico”, por sinal, um dos últimos, literalmente plantado no centro da cidade, vem sendo parada obrigatória de centenas de aves. Algumas para, simplesmente, nos trazer o seu canto, e outras para apenas tentar perpetuar a espécie, fazendo de seus galhos o “asilo inviolável” ou, quem sabe, a esperança final.
O sobrevoo das maritacas que chegam, vez ou outra, ao entardecer, é um show à parte. A meu ver uma pequena prova de que Deus existe e que também se faz habitar neste recanto tão natural e infinitamente seu.
A sombra da árvore é algo insubstituível. Um frescor sem igual que nada será capaz de igualar. Os mais velhos e as crianças que o digam, principalmente se este refúgio se encontra encravado entre prédios, tijolos, pedras, poluição sonora e tudo mais.
Enfim, ainda cético aos boatos, gostaria de convidar a todos para conhecerem o canto do Sabiá Laranjeira e se extasiarem com a majestosa sinfonia que, a cada alvorecer, nos é proporcionada por centenas de Canários da Terra. Um encontro de rara beleza e pura sonoridade parecendo querer nos dizer que o mundo poderá ser bem mais humano, feliz e os seres poderão viver harmoniosamente.
Abençoado seja o verde que, com suas folhas, ainda nos cobre e nos protege. Abençoado seja o interior.
Ainda confiando plenamente nas pessoas de sensibilidade e bom senso, prefiro acreditar que tudo não passou de boatos.

(Crônica: Serjão Missiaggia)

3 comentários:

  1. Fico tremendamente penalizada e ao mesmo tempo indignada, caso isto venha acontecer.
    É inacreditável que nos dias de hoje ainda existem pessoas que não querem entender ou não querem assumir o que está acontecendo em nosso planeta. A responsabilidade é de todos e de cada um, em particular. Fico até orgulhosa quando penso que aqui em GV para cortamos uma árvore precisamos de autorização. Verificam a necessidade real e exigem que ao cortar uma se plante outra. E veja bem: isto dentro do nosso jardim. Mesmo que a árvore esteja prejudicando a residência com suas raízes ou oferecendo algum risco à moradia, é necessário pedir esta autorização.
    Espero que as autoridades competentes da nossa querida São João analisem bem a situação e não cometam nenhum crime ambiental.
    Lembro-me da nossa São João toda arborizada. Árvores lindas e majestosas na praça do Botafogo, em frente ao clube Democráticos, na entrada da cidade, na praça da Fábrica de Tecidos, perto do Bar Central, nos jardins da Matriz etc. Até quando o povo vai continuar permitindo tal barbaridade ?
    Escreva mais sobre isto pois, dependendo do resultado, temos aí um bom prato para a mídia séria que está em alerta para abusos e desrespeito para com a natureza.
    MIka

    ResponderExcluir
  2. Moro nesta rua mais de 25 anos e tenho a felicidade de conviver com essas arvores. Tive o prazer juntamente com outros vizinhos de presenciar e participar de sua plantação e acompanhar seu crescimento. Também prefiro achar que seja boato
    Dorinha

    ResponderExcluir
  3. As ÁRVORES desempenham um importante papel na diminuição da poluição atmosférica. Elas produzem oxigênio para a nossa respiração, regularizam a umidade atmosférica e a temperatura, retiram dióxido de carbono da atmosfera, diminuem a poluição causada pelos veículos motorizados, além de retirarem gases tóxicos da atmosfera. Diferentes ecossistemas organizam-se em torno das árvores. Animais de todo tipo e o homem, desde os primeiros povos da floresta, têm sua vida integrada à desses seres versáteis, que realizam milagres de adaptação frente a condições adversas. A transferência de espécies de uma para outra região, devido à ação do homem, alterou profundamente a distribuição das árvores no planeta, mas tornou maiores as possibilidades de sua utilização e os benefícios advindos de seus vários produtos.

    Por que é importante ter muitas árvores em nosso planeta?
    Além de embelezar praças, avenidas e ruas, as árvores refrescam o ambiente. Isto acontece porque dão sombra e mantêm a humidade do ar. Além disso, as plantas ajudam a diminuir a poluição porque absorvem o dióxido de carbono resultante da queima de combustíveis, ou seja, mais oxigénio para nós, humanos. Vivemos em um planeta habitado por vários animais. O homem é o único que é racional. É duro acreditar que esta racionalidade está chegando ao fim, mas é verdade! Cortar uma árvore, com ou sem nenhuma razão explicativa, significa amputar um membro da natureza. O reflexo de um comportamento negativo, como o caso em apreço, dispensa qualquer comentário. Caso aconteça, será profundamente lamentável !!!

    ResponderExcluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL