quinta-feira, 3 de março de 2011

VIOLÊNCIA TEM SOLUÇÃO?

Fotomanipulação por Mimi Habsburg

Abrimos a Internet, e as notícias vêm aos nossos olhos, e sentimos sua repercussão diretamente no estômago: é um motorista que resolve acabar com uma manifestação de ciclistas atropelando todo mundo, ou é uma mulher que resolve enforcar a filha do amante para se apoderar de uma quantia de dois mil reais. E por aí vai.
O pior é que a maioria de nós acaba se acostumando à violência, e até banalizamos estas atos que deveriam nos repugnar.
Mas, será que é possível encontrar as causas da violência? Será que há uma forma de encerrar esse ciclo de agressões, que parecem nunca ter fim? A maioria das pessoas afirma que “estamos no fim dos tempos” ou “a violência nunca terá fim”. Vamos convir que estas são justificativas mais fáceis, que permitem que cada um possa se acostumar com a violência e, eventualmente, até desfrutar do direito de utilizá-la também.
Então, se estas pessoas resolverem se acomodar, certamente que não haverá jamais um fim ao ciclo de violência. Mas, que fique claro, não haverá fim da violência para elas. Para todo aquele que desejar, sinceramente, compreender o mecanismo da violência, e mais, erradicar toda e qualquer forma de violência em sua vida, isto não só é possível, como também necessário à manutenção da vida no planeta.
No entanto, sair por aí dizendo: “não seja violento, não seja violento!”, além de ser inútil, acabaria sendo uma outra forma da violência, já que tal reação teria, forçosamente, que vir de dentro. E, por que de dentro? Porque a violência está dentro, e não fora apenas. Falamos em violência no trânsito, nas escolas, nos esportes e em muitos outros locais do mundo externo, mas temos que iniciar a busca dentro de cada um de nós. Somos, cada um de nós, violentos.
Ah, vão dizer, mas se eu não for violento, o mundo me engole, pois o mercado de trabalho é concorrido, a escola é concorrida e há concorrência até dentro de casa, entre marido e mulher, entre pais e filhos e até entre amigos. Para esta pessoa, eu só posso entender que ela não vai estar em paz em nenhum momento de sua vida. Porque sua situação é a mesma de um soldado no campo de batalha: vai, através da violência, eliminar muitos inimigos, mas, se o conflito não tiver fim, ele vai acabar levando um tiro.
Entretanto, este argumento é útil para que cada um de nós reconheça: eu sou um ser violento. De fato, sou violento quando estou com raiva (e parece que a maioria está sempre com raiva), sou violento na minha vida conjugal, sou violento com as pessoas que atravessam o meu caminho, com os meus vizinhos. A violência não é só uma manchete de jornal, ou um post num blog. Ser violento é um fato, uma característica humana.
Acostumamo-nos a achar que violência é apenas assassinar pessoas, matar e esquartejar a namorada, jogar a filhinha pela janela ou mandar estourar os miolos dos pais. Mas a violência também é usar uma palavra maldosa, fazer um gesto de desdém, e até mesmo obedecer por medo, mas com raiva. Ela não é, pois, só a matança patrocinada pelos países, e endossada pelas religiões: ela é bem mais sutil e bem mais complexa e, para realmente entendê-la, temos que fazer, devagar, este caminho, de dentro para fora. (continua)

(Crônica: Jorge Marin)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL