sexta-feira, 2 de julho de 2010

E QUE VENHA MAIS UMA COPA...



Capítulo 4 – França 1998 e Coreia/Japão 2002

Em 1998, lá estava a “urucubaca” da França novamente em nosso caminho.
Mais uma vez, super-favoritos, sob o comando agora somente de Zagallo, chegaríamos à terra de Napoleão pra faturar mais uma. Como duvidar de um time tetracampeão que tinha em seu elenco Ronaldo fenômeno, Roberto Carlos, Rivaldo e outros? Mas chegaríamos à final contra a França.
Zidane só faltou fazer gol de bumbum, tal a facilidade de penetrar em nossa defesa. Como se não bastasse, ainda teríamos um grande susto minutos antes da grande final: segundo a imprensa, Ronaldo Fenômeno andou tendo uns desmaios no vestiário. Muito mistério. Falaram até em convulsão.
Só sei que levamos de 3x0. Eu, nesta hora, talvez premeditando o iminente desastre, estava fingindo que passeava pela rua. O negócio era ficar observando a reação das pessoas em suas casas. Não teve outro jeito e a França, pela primeira vez, faturava um campeonato.

Já em 2002, fomos para Coréia/Japão bem mais de pés no chão. Sob o comando de Felipe Scolari, tínhamos um time ainda mais recheado de estrelas. Só o ataque já bastava: A dupla RORO (Ronaldo Fenômeno e Ronaldinho Gaúcho) literalmente “matou a pau”.
Ainda bem que, na época, havia acabado de adquirir meu vídeo-cassete e assim pude programá-lo para gravar quase todos os jogos. Partida de futebol de madrugada é barra.
Mas fomos Penta-Campeões do mundo. Só achei que, misturar aquele foguetório com a madrugada, não combinou. Não tem nada a ver!
Na final, o Brasil sapecou 2x0 na Alemanha com direito a show de Ronaldinho Gaúcho.

(Crônica – Serjão Missiaggia)

Curioso publicar esta foto tão marcante, do penta-campeonato justamente hoje, num dia tão triste para o futebol brasileiro, quando acabamos de ser eliminados pela Holanda. Mas é este o grande significado do esporte: são nestes momentos de glória, e também nestes momentos de frustração, que projetamos nossos arquétipos de heróis numa arena comum, e sofremos, sentimos cada dor, cada decepção e muito desespero. Mas, sentimos também a alegria incontida da vitória, e a vivência suprema do heroísmo.
Acabamos de chegar, com esta postagem, à marca de 15.000 visitas. Saber de vocês, leitores, nos significando, e nos honrando com sua atenção, é como conquistar uma taça, é ouvir o hino no pódio, e agradecer pela confiança depositada.

(Comentário – Jorge Marin)

Um comentário:

  1. Nesta Copa de 2002 programei meu vídeo pra gravar o jogo contra a Inglaterra.
    Pura ilusão, pois meu relógio biológico, já um tanto ansioso, me faria despertar minutos antes na da partida. Como não poderia deixar de ser, levantei imediatamente da cama e fui conferir se realmente o vídeo estaria gravando. Ao me aproximar do aparelho e colocando meu ouvido sobre ele, na tentativa de certificar-me se estaria mesmo funcionando, eis que no exatamente momento ele deu aquele estalo.
    Naquele silencio da madrugada, este pequeno clique, veio a soar como imenso trovão.
    O coração começou a bater mais forte. Meu Deus! Está começando o jogo!
    O jeito foi ligar a TV, fazer aquela pipoca, acordar toda a família e acompanhar ao vivo.
    Ainda bem que ganhamos.

    Infelizmente, após esta inesperada eliminação contra a Holanda, so me resta mesmo, endossar o comentário do Jorge.

    ResponderExcluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL