quarta-feira, 1 de novembro de 2017

POLUIÇÃO SONORA NO TRÂNSITO E OS EXCESSOS


Nas últimas décadas, pesquisas científicas alertam para o fato de que o homem parece estar cada dia mais habituado com o ruído. Porém, alguns autores enfatizam que os efeitos dessa exposição continuam a atuar danosamente contra a saúde destes indivíduos.

“Reações psíquicas como a motivação e a disposição podem ser modificadas negativamente através do RUIDO, sendo que, o NERVOSISMO, a AGRESSIVIDADE e a CAPACIDADE DE APRENDIZAGEM e CONCENTRAÇÃO, são sensivelmente afetados“

Ao ler no site http://www.scielo.br/pdf/asoc/v8n2/28606.pdf o artigo intitulado AMBIENTE URBANO E PERCEPÇÃO DA POLUIÇÃO SONORA, de onte retirei a citação acima, confesso que muitas vezes fico impressionado com o nível de BARULHO que somos submetidos nos dias atuais.

Difícil acreditar que, mesmo em algumas pequenas cidades, assim como a nossa querida Garbosa, em certos dias e horários isso venha se tornar TÃO EVIDENTE.

Na verdade, estamos falando apenas dos EXCESSOS, onde quase sempre não há LIMITES e tudo parece ter se tornado NATURAL.  Aí incluímos alguns automotivos e até mesmo profissionais ambulantes, além dos BARULHOS causados pela moda atual que é a não importância aos ESCAPAMENTOS SILENCIOSOS das motocicletas.

Ruídos sempre existirão, sendo que a maioria provocada mesmo por necessidades naturais do cotidiano, enquanto outros, aí já nos referimos novamente aos EXCESSOS, simplesmente, pela total falta de respeito, indiferença para com o próximo, ante a benevolência ou mesmo ausência de REGRAS CLARAS no que tange às POSTURAS do lugar.

Aí, meu amigo, é ter que conviver com decibéis pra mais de metro, vendo nossas privacidades ser invadidas, sem que nada possamos fazer ou que façam por nós.

Crônica: Serjão Missiaggia

2 comentários:

  1. A CADA DIA CRESCE NOSSA FROTA DE CARROS E MOTOCICLETAS, SENDO QUE O ESPAÇO URBANO CONTINUA O MESMO. SERIA PRUDENTE COMEÇAREM DESDE JÁ A DISCIPLINAR NOSSOS CONDUTORES E REDESENHAR MELHOR O TRÂNSITO NO CENTRO DA CIDADE. ACREDITO QUE SOMENTE COM A MUNICIPALIZAÇÃO ISTO SERIA POSSIVEL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Embora São João continue a ser uma cidade pequena, seus problemas viários, pelo número de visitantes e pessoas que passam por aqui, são de uma cidade de porte médio. As autoridades têm que estar atentas a essa mudanças e nós, o povo, precisamos enviar sugestões aos nossos representantes na Cãmara.

      Excluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL