quarta-feira, 25 de outubro de 2017

O PEGA-JECA


Um amigo em passeio pela terrinha comentou estar bastante admirado com a quantidade de ônibus que estavam passando por nossas ruas em função do crescimento da cidade. Foi quando me lembrei de nosso primeiro e folclórico ônibus circular que, no início dos anos setenta, começou a rodar por nossas vias. 

Com certeza, muitos amigos daquela época irão recordar. Era uma pequena jardineira Chevrolet de uma porta só, bastante parecida com a ilustração acima, que, se não me falha a memória, fazia antes o percurso São João - Descoberto e que teria sido adaptada para tal.

Confesso não me lembrar bem o trajeto, mas seria algo parecido com Bairro Benetti, Santa Rita e Largo da Matriz, além de percorrer alguns corredores centrais. Verdadeiro taxibus, que ficava à mercê do desejo do próprio passageiro na escolha do melhor ponto pra que pudesse descer.

Durante os dias da semana, diria que hoje seria o maior mico pegarmos o PEGA-JECA devido à constante “superlotação”, quase sempre com uma ou duas pessoas a bordo. Não tinha como ficar discreto no meio de “tanta gente”, além é claro, do motorista e do cobrador. Pra ser sincero, nem tenho muita certeza se havia cobrador.

De uma forma ou de outra, conheci pessoas que abaixavam a cabeça e até mesmo desciam antes do ponto, de preferência em local pouco mais ermo, para que pudessem passar despercebidas.

Segundo consta, o ônibus começava a circular às cinco da matina e um de seus primeiros motoristas teria sido nosso amigo Pedrinho Ventania. Um fato também bastante pitoresco, e que chamava muita a atenção, era de que aos finais de semana só faltava sair passageiro pelo ladrão, talvez em função do acréscimo de um itinerário que se estendia até o trevo principal da cidade.

E assim, por um bom tempo, seguiu sorrateiramente, virando a cada esquina, o imponente PEGA-JECA!!!

Crônica: Serjão Missiaggia
Foto     : Facebook

2 comentários:

  1. Lembro muito bem, um dia saindo do ginásio do Sôbi , eu e minhas amigas resolvemos ir para a casa de pega jeca .E lá fomos, curtindo, mas morrendo de vergonha. O pior aconteceu que as minhas amigas desceram na matriz e eu tive que prosseguir sozinha Resumindo: procurei descer num lugar menos movimentado...kkk DORINHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E foi por esse passeio que o Serjão te conheceu. E se apaixonou perdidamente!

      Excluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL