quarta-feira, 4 de outubro de 2017

AINDA NOSSO CALÇAMENTO EM PEDRAS


Mesmo tendo este assunto sido postado em outras oportunidades aqui no Blog, não poderíamos deixar de, mais uma vez, ratificar nosso conceito de simpatia a esse tipo de pavimentação. Uma admiração que se fortaleceu ainda mais, principalmente após reencontrar com familiares recentemente chegados de uma visita ao Velho Continente. Na oportunidade, tiveram o privilégio de conhecer várias e belas cidades.

Um dos primeiros comentários ao chegarem, e que teria chamado sobremaneira nossa atenção, foi sobre o respeito e como, culturalmente, as referidas cidades, têm cuidado de suas árvores, praças, jardins e, principalmente, com a PRESERVAÇÃO de seus CALÇAMENTOS EM PEDRAS. Por sinal, todos eles muito bem CONSERVADOS E NIVELADOS, fazendo com que os motoristas pouco se lembrem de outras modalidades de pavimentação.

Esses CALÇAMENTOS EM PEDRAS resistem aos séculos. São testemunhas de uma prática eficiente de se urbanizar as cidades e garantir o bem-estar de seus moradores. Todos os calçamentos dos tipos paralelepípedos e bloquetes são considerados pisos ECOLOGICAMENTE CORRETOS. O calor, se comparado a outros tipos de pavimentação, será sempre substancialmente menor e sua manutenção, com certeza, bem menos onerosa.

Seria fantástico se também preservássemos esse nosso PATRIMÔNIO, pois, afinal de contas, foram pedras fixadas ao chão ao longo de décadas por verdadeiros artistas. Isso sem antes de tê-las recebido cuidadosamente talhadas, por outros não menos competentes artesãos.

Crônica: Serjão Missiaggia
Fotos    : Edna e Ângelo Picorone 

2 comentários:

  1. Bom lembrar que muitas ruas asfaltadas da cidade de Los Angeles nos Estados Unidos estão sendo pintadas com uma tinta especial na cor cinza claro para amenizar o forte calor e os resultados estão sendo bastante promissores. Los Angeles é um exemplo do efeito da ilha de calor, um fenômeno térmico que ocorre nas regiões urbanas por causa das bolsas de altas temperaturas, um efeito da combinação de cimento, asfalto e escassez de árvores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, por aqui asfalto ainda parece ser símbolo de "progresso", e só sentindo, literalmente, na pele, é que teremos alguma possibilidade de mudança de cultura.

      Excluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL