quarta-feira, 26 de julho de 2017

MEU QUINTAL É MAIOR DO QUE O MUNDO


Não poderia haver melhor título para este pequeno texto, que não fosse uma das belas máximas de Manoel de Barros. Considero-a uma perfeita alusão para se referir à pequenez desse nosso reduto verde, cravado em apenas oito metros quadrados, no coração da terrinha. Se bem que, no meu caso, seria mais apropriado substituir as palavras “MEU QUINTAL” por “MINHA ÁREA DE SERVIÇO”.

Nesse mundão, sou rei. São detalhes, são segredos, que somente eu sei. Um verdadeiro reino habitado por trinta e duas espécies diferentes de vegetais, entre frutas, ervas medicinais e cheiro. Por incrível que pareça, até minhas mudinhas de Atemoia e Goji Berry já começam a mostrar que não estão de brincadeira. Pior que as meninas, começaram a crescer e, pra ser sincero, ainda não sabemos o que fazer para mantê-las nesse espaço tão reduzido. Por sinal, os pezinhos de goiaba, maracujá, romã e manga-espada já começaram a invadir o terreno do vizinho.

Pra completar esse nosso inusitado e micro reduto ecológico tupiniquim, começamos a adotar uma família de abelhas-mirins que, repentinamente, resolveram invadir uma das minhas gavetas de peças da oficina. Confesso que não abro essa gaveta há quase um ano, somente pra não incomodá-las em seu novo habitat. Afinal de contas, além de estarem produzindo mel, estão fazendo a polinização do entorno.

Trem bão sô, ficar remexendo o mato e sentindo cheiro de terra molhada entre essências de manjericão, sálvia, mirra e alecrim.


Crônica e foto: Serjão Missiaggia

2 comentários:

  1. Que delícia são vocês !!!! Como diz o velho provérbio popular " quem meu filho beija , minha boca adoça " este é o cantinho de vcs que são retribuídos com cheiros e gostos . Ficaram lindos na foto. Isso sem contar com aquela majestosa fruta (esqueci o nome) que vc tem no meio do quintal alheio (mas nem tanto). Beijos meus queridos , que desse cantinho floresçam muitos frutos docinhos pra adoçar nossas bocas. Saudades Cléa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Cléa. Mais gostoso fica o nosso cantinho com a presença de parentes e amigos. Por isso, venha passar alguns momentos conosco, e saborear a doçura daquelas nossas frutas majestosas... os caquis.

      Excluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL