sexta-feira, 7 de julho de 2017

O MINEIRO QUE QUERIA SORRIR


O caso aconteceu em Sete Lagoas, mas poderia ter acontecido em qualquer cidade do interior de Minas. Reforço a qualificação “de Minas”, porque o mineiro tem uma habilidade particular e, ao mesmo tempo, geral, de contemporizar seus conflitos de forma bem-humorada, embora alguns digam que essa característica está com os dias contados.

Aliás, é preocupante a forma pela qual algumas pessoas mineiras do século XXI resolvem seus conflitos. É sempre na base do xingamento, da porrada e até mesmo ficando “de mal” no Face ou, deus-me-livre-e-guarde, bloqueando no Zap.

Mas, vamos ao causo! Chegando no Detran da cidade para renovar sua carteira de habilitação, que nós, mineiros, chamamos de CARTÊ DI MOTORIS, um fotógrafo foi repreendido pela MOÇA lá, que é como chamamos a auxiliar administrativa:
-              Ô MOÇO, pode sorrir não, SÔ!
-              MÉQUIÉ?
-              OCÊ riu no retrato - esclareceu ela.
-              I U QUI QUI TEM? - perguntou ele.
-              É que NUM pode, né. Tá no regulamento.

O fotógrafo protestou, pediu pra ver o tal regulamento, a moça disse que NUM podia MOSTRÁ, pois era um documento interno. A mulher do moço começou a se incomodar, pediu pra ele fechar a cara, ele achou um BISURDO.

Como a fila GARRÔ, as pessoas começaram a dar pitacos: uns achavam que que a pessoa tinha que parecer séria na foto pra fazer cara de bandido, pois aí era mais fácil pra polícia identificar. Mas quem falou que todo bandido é sério? E o CURINGA?

A esta altura o fotógrafo já estava explicando pra gerente, uma mulher feia e mal-humorada, que essa coisa de não sorrir era uma recomendação que os retratistas faziam antigamente, quando as fotos eram tiradas naquelas chapas enormes (ficou com medo de falar daguerreótipos e ela não INTENDÊ), que era pra pessoa não ficarem de boca torta durante a exposição da foto.

BÃO, pra INCURTÁ a história, o fotógrafo assinou um Termo de Responsabilidade e tirou a foto sorrindo.

Depois de divulgada a história, um grupo de deputados mineiros pensaram até em fazer uma lei regulamentando o sorriso, mas, sabem como é: mineiro é um bicho danado de orgulhoso. Depois que o político mineiro mais famoso, que queria ser Presidente e tudo, foi denunciado por corrupção e, o que é pior, foi solto, DUVI-DE-O-DÓ que tenha algum mineiro querendo sorrir.

Crônica: Jorge Marin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL