sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

POR QUE TEMOS BRIGADO TANTO???


Deus é um conceito improvável. Claro! Não há como provar que existe um Deus. Pelo menos cientificamente.

Mas, meu filho, diriam meus pais (como já disseram várias vezes), não se trata aqui de provas materiais. Acreditar em Deus é objeto de fé, é um assunto da CRENÇA de cada um.

Tá legal, tá legal. Concordo que seja um assunto mais ligado à fé, contra a qual, aliás, não tenho nada. Pelo contrário, acho que crer num deus pessoal, que conforta, ama e explica tudo, é muito útil.

Mas o que quero falar hoje é o seguinte: por um conceito improvável, já se fizeram guerras e muitas pessoas já foram mortas. No século XI, multidões chegaram a atravessar a Europa, de Roma a Constantinopla, e daí, muitas vezes a pé, se arrastar pela Turquia, Síria e outros locais inóspitos, até chegar a Jerusalém para assassinar aqueles que não concordavam que Jesus era o salvador supremo.

Bom, mas voltando ao século XXI, o que percebemos, nas ruas, nas casas, nas redes sociais e em todo lugar onde pessoas se encontram é que a maioria dos relacionamentos tem se conduzido de acordo com a CRENÇA, aquela mesma crença que guiava nossos antepassados para uma morte gloriosa nos cafundós da Palestina.

E como isso funciona? Não é mais só por motivos religiosos, e funciona assim: eu tenho uma discussão com um amigo meu. Para não dar outra briga, vamos dizer que é por causa de comida: ele é adepto da comida natural, e eu adoro fast-food. No final, meu amigo fica irado, e até me bloqueia no Face, pois diz que eu o desrespeitei.

Quem vocês acham que tem razão? Provavelmente os dois, porque, na verdade, NÃO EXISTEM VERDADES SUBJETIVAS, apenas a visão subjetiva de cada um.

Quando estamos discutindo um assunto (seja comida, política ou religião mesmo), é praticamente impossível mudarmos de opinião. E sabem por quê? Porque, ainda hoje, prestamos mais atenção às nossas próprias crenças do que aos motivos que as sustentam. Isso é uma coisa meio assustadora, pois significa que estamos perdendo nossa capacidade de sermos lógicos, sensatos e razoáveis.

Assim, ao invés de mudar (ou não) de opinião quando confrontados com novas provas e fatos lógicos, preferimos pesquisar no Google ou seja lá onde for, por evidências e informações que comprovem as NOSSAS opiniões.

Assim fica difícil. A burrice talvez não seja, afinal de contas, não saber (isso é ignorância). A burrice passa muito pela certeza absoluta, pela afirmação surda, e por uma certa falta de humildade.

Crônica: Jorge Marin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL