quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

NOSSA QUALIDADE DE VIDA & PROGRESSO


Com certeza, está aí uma equação um tanto complicadinha de se resolver. Alguns dão mais importância ao progresso enquanto outros à qualidade de vida, sendo que o ideal seria uma interação e a perfeita harmonia entre ambos.

Já falamos, aqui mesmo no Blog, sobre TRÂNSITO, POLUIÇÃO SONORA, MOBILIDADE URBANA e ÁRVORES, assuntos que, de certa forma, acabam sendo reféns de um inevitável progresso. Apenas como exemplo, cito as montadoras, que injetam no mercado a cada ano milhares de veículos automotores e que, da mesma forma, empregam outros tantos milhares de pessoas, mas que, muito em breve, farão com que as cidades parem, literalmente.  Segundo estimativas, existe até uma data aproximada para que isso venha a acontecer nas grandes metrópoles, pois a frota cresce e o espaço físico, não.

Trata-se de uma voracidade em nível mundial, restando a cada um de nós, a difícil missão de tentar encontrar, de maneira sábia, uma solução no âmbito LOCAL para as nossas necessidades. E é bom mesmo irmos pensando, desde já, na nossa TERRINHA e o que poderemos fazer para driblar ou, pelo menos, tentar amenizar no futuro, essa conturbada realidade.

Não abrimos mão e jamais deixaremos de clamar pelas árvores, sendo que, quanto mais às tivermos, melhor!  “VERDE COMO TE QUERO VER”, refrão este de uma bela música de nosso amigo compositor e contrabaixista Márcio Velasco que, além de compor o repertório do Pitomba, veio posteriormente a se tornar uma de nossas bandeiras.

É triste observar como vamos, sutilmente, substituindo esse ser tão especial pelo ar condicionado.  Se, por um lado, procuramos refrescar o interior de nossas casas, por outro, despercebidamente, ficamos a gerar ainda mais calor externo, ou seja: O FAMOSO SALVE-SE QUEM PUDER.  Daí a importância também das ÁRVORES e de suas sagradas sombras.

Da mesma forma, e conscientemente, continuaremos a fazer parte daqueles que defendem o nosso CALÇAMENTO EM PEDRAS.  Ainda acho que O CUSTOxBENEFICIO que ele hoje nos traz somente será PERCEBIDO e ENTENDIDO, quando AMANHÃ ficarmos sem ele.

Dias desses, fazendo uma de minhas caminhalaxadas (mistura de caminhada com relaxada) naquele trecho próximo ao trevo de Descoberto, fiquei imaginando a possibilidade de se fazer em algum lugar no futuro, um PEQUENO CORREDOR ECOLÓGICO, onde, em sua extensão, fosse construída uma passarela para caminhada e uma ciclovia, que, entre umas e outras coisas, pudessem levar os praticantes destas modalidades, não só ao convívio saudável com a natureza, como também distanciá-los de um trânsito ENSURDECEDOR e, muitas vezes, irresponsável do centro da cidade.

Enfim, quem sabe, não seria este o momento de iniciarmos varias campanhas relacionadas a uma maior CONSCIENTIZAÇÃO sobre LIMPEZA URBANA, POLUIÇÃO SONORA, TRÂNSITO, e claro, a um CARINHO TODO ESPECIAL COM NOSSAS ARVORES?

CONSCIENTIZAR É PRECISO SEMPRE, em qualquer tempo e lugar.

ADENDO: Já estávamos há alguns dias com o remake dessa postagem agendado, quando tivemos a grata surpresa de nos deparar com um anúncio do amigo vereador Nei Medina, dando conta de seu pedido junto ao Secretário de Obras Engenheiro Dr. Milton Salgado, para se construir, no local que citamos, um passeio para a prática de caminhadas e afins. Bela e oportuna iniciativa do dinâmico vereador e que venham muitas outras!

Crônica e foto: Serjão Missiaggia

6 comentários:

  1. Ficará difícil pra uma cidade voltar a ser respeitada por seus concidadãos, enquanto este mesmo respeito não for MÚTUO. Gostaríamos novamente de viver numa São João SEGURA, LIMPA, com suas ruas e praças ARBORIZADAS e bem cuidadas. Onde pudéssemos, pelo menos, dormir tranquilos sem esta triste realidade que é a POLUIÇÃO SONORA URBANA causada, principalmente, pela potência dos sons automotivos, que IMPUNEMENTE saem pelas ruas brincando de disparar alarmes e acordar nossas crianças. No mais, nos resta apenas tentar acreditar que tudo brevemente irá mudar e que os tempos agora serão outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O comentário veio complementar "como uma luva" o que foi dito na postagem. Muitas vezes, o barulho da música (que já não é mais música porque é dissonante) é confundido como um avanço tecnológico, mas é só o que é: barulho, incômodo e infração da lei.

      Excluir
  2. Fico feliz que sua voz está sendo ouvida meu querido cunhado , e sempre a luta pelas ruas de pedras e arborização da cidade . Cléa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Cléa, "as vezes fica parecendo que querer deixar a cidade mais bonita e mais amigável para nós que aqui vivemos é ser contra o progresso. Mas, que progresso é esse que vai transformando a cidade num deserto quente de asfalto?

      Excluir
  3. Quanto aos automotivos fazemos sempre a famosa pergunta que não quer calar: Se já existe um código municipal, uma lei federal com as novas regras do Contran no que diz respeito a som audível fora do veiculo e do fator segurança devido ao espaço ocupado na traseira com o tamanho dos equipamentos, o que mais precisaria pra que providencias fossem tomadas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A nova Resolução 624/2016 é muito clara em seu Artigo 1º: "Art. 1° Fica PROIBIDA a utilização, em veículos de qualquer espécie, de equipamento que produza som audível pelo lado externo, INDEPENDENTEMENTE do volume ou
      freqUência, que perturbe o sossego público, nas vias terrestres abertas à circulação". Para que a lei seja executada é preciso: primeiramente DENUNCIAR a ocorrência à PM, e, em segundo lugar, que a polícia faça o seu trabalho. Simples assim.

      Excluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL