quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

NOSSO TRÂNSITO


Semanas atrás, havia terminado de fazer uma série de postagens referentes a alguns temas de interesse urbano da terrinha, quando fui questionado sobre o esquecimento de não ter falado sobre alguns itens, dentre eles o nosso TRÂNSITO.

Mas, ainda antes, abro aqui um pequeno parêntese para elogiar nossos MOTORISTAS, principalmente no que se refere às faixas de pedestre. Observa-se que, na sua quase maioria, são pessoas EDUCADAS, respeitadoras das leis e, acima de tudo, dos transeuntes, fato este que não acontece na maioria das cidades brasileiras e que é amplamente notado e comentado por aqueles que nos visitam.

Infelizmente, não poderei dizer o mesmo quanto à totalidade de nossa imensa frota de MOTOCICLETAS.  Aliás, uma maior fiscalização, no que tange a adulteração por alguns usuários em seus ESCAPAMENTOS ORIGINAIS com a nítida intenção de se provocar mais ruidos e os abusos de alguns automotivos, já se fazem por necessária há um bom tempo. Não podemos esquecer que barulho em excesso também se traduz numa forma de VIOLÊNCIA URBANA!

Mas, voltando ao trânsito, tomarei como exemplo o CIRCUITO que abrange desde as proximidades do GRUPO CORONEL, passando pelo CORREIO, RUA ZECA HENRIQUES indo em direção a saída de acesso a cidade ou PRAÇA CARLOS ALVES. Sinto-me bem à vontade em opinar, pois é um percurso que fico a transitar a todo o momento.

Observem na imagem acima o movimento quase que constante de veículos, juntamente com o detalhe do caminhão tendo quase que tangenciar à direita para dar passagem ao carro que vinha no sentido contrario. Deixo claro que essa foto é de 2013 e não foi em período de carnaval nem exposição. É nítido que, em função do perfil geográfico de nossa cidade, aliado ao crescente número de veículos, o espaço físico para trânsito no centro se tornou pequeno. Não será difícil imaginar como ficará isso no futuro, principalmente se não tentarem, desde já, encontrar uma solução para DESAFOGAR um pouco o trânsito em algumas ruas centrais.

Achei, sinceramente, que a construção do ANEL RODOVIÁRIO, se não fosse resolver, iria pelo menos amenizar um pouco a situação, mas, infelizmente, parece que essa IMPORTANTE OBRA ainda precisa de alguns ajustes ou mesmo REGRAS CLARAS para que possa decolar de vez. Algumas ruas se tornaram uma verdadeira BR, inclusive com veículos PESADOS transitando a todo o momento pelo lugar.  Nosso calçamento em pedras e nossa centenária rede de esgoto e pluvial que o digam.

Enfim, qualquer boa intenção ou ideia de pouco ou quase nada adiantarão se não vierem, antes de tudo, também acompanhadas de uma MAIOR FISCALIZAÇÃO no trânsito.

Crônica e foto: Serjão Missiaggia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL