segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

CASOS CASAS & detalhes



Hoje não temos pretensões históricas... apenas um passeio pelas imediações da antiga sede do Operário Futebol Clube.  Aqui nesses salões teve início, MESMO, o Grupo Pitomba.  Antes, só se realizavam ensaios e preparativos na Oficina do Sílvio Heleno.  Mas, no Operário, a coisa acontecia, rolava a "baruiada" e as pessoas na rua até se assustavam.  Foi uma época em que estávamos em total pé de igualdade com os Beatles: enquanto eles não tinham nada exceto o Cavern Club, nós também nada tínhamos exceto o querido Operário.
Não podemos esquecer também do Cine Rádio.  Os primeiros filmes que assisti na minha vida foram nesse cinema: Ben Hur, com Charlton Heston, e La Violetera, com Sarita Montiel.  No domingo, depois da missa, vínhamos passeando para ver o que ia passar na matinê: era um filme do Mazzaropi no Cine Brasil, e Spartacus aqui no Cine Rádio.
Os imponentes casarões vizinhos também são do tempo em que, na construção dos telhados, havia a beira e também a eira, origem da expressão "sem eira nem beira" usada para descrever pessoas sem posses.
Ver essas construções é viajar no tempo sem pagar passagem: é pegar carona na memória...

Fotos: Serjão Missiaggia
Texto: Jorge Marin  


6 comentários:

  1. Muito boas as fotos, e muito bom o texto, amigo Jorge: "sem eira nem beira". Parabéns. César Brandão

    ResponderExcluir
  2. obrigado, Brandão! É impressionante o tesouro que são essas construções que, aos poucos (acho que isso também acontece na sua Santos Dumont), vão sendo demolidas para dar lugar àquilo que chamam de progresso, mas não são mais do que favelas verticais, arquitetonicamente embelezadas para o deleite da burguesia de plantão.

    ResponderExcluir
  3. Boas lembranças...
    Cine Brasil, Cine Rádio... Assisti a todos os filmes mencionados por você.As filas costumavam virar a esquina, mas a gente ficava lá esperando e ao mesmo tempo conversando, comendo pipoca, rindo etc.
    Meu Deus... Foi ontem?
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mika, É AGORA: não está sentindo o cheirinho da pipoca e dos drops Dulcora?

      Excluir
  4. Celso Theodoro (via Faceboo): E tomando a saideira........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em homenagem ao amigo Celso Theodoro, vou incluir o lugar da saideira aí em cima na postagem: veja se confere, Thé!

      Excluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL