NA
SEMANA PASSADA, deixei uma pergunta no ar: meu Deus, o que leva uma pessoa a
sair de casa, ir trabalhar num lugar que não gosta, atender pessoas que odeia
e, o pior de tudo, ainda achar que está certa?
O
curioso disso tudo é que, ao que me parece, esse tipo de atendente já
representa a maioria, desde as irritantes telefonistas de telemarketing,
passando por médicos, aos quais dedicarei um capítulo especial e até mesmo prestadores
de serviço autônomos como pedreiros e bombeiros.
Parece
uma epidemia: as pessoas se comportam como robôs, programados unicamente para
irritar os clientes.
Será
que a idade que está me deixando ranzinza demais?
Só para
vocês terem uma ideia: lembram daquela geladeira da qual falei no segundo post
desta série? Pois é: no décimo dia útil,
liguei para a assistência técnica e me informaram que o gabinete novo
chegou. OBA OBA OBA OBA!!! – quase chorei
no telefone. Mas... – disse o atendente,
com a voz meio embargada.
- Mas o
quê? – perguntei, com o coração acelerado.
- Mas o
gabinete que chegou está...
- ...
E a
pessoa não falava:
- Pode
falar – consolei o atendente – em termos de atendimento, acho que posso
suportar tudo que vier.
Aí, ele
falou bem baixinho:
-
Desculpe, “seu” Jorge, mas o seu gabinete veio amassado e vamos ter que
devolvê-lo para Curitiba e esperar um novo!
A
partir daí, já iniciei uma “guerra” contra o fabricante: publiquei na Internet,
no site Reclame Aqui, no Facebook e até para o padre eu fui reclamar.
E aí
aconteceu uma coisa muito engraçada: A VINGANÇA. Entrando numa loja de departamentos aqui
perto de casa, com meu filho, percebemos que havia uma oferta de um kit com DVD
e Blue-ray do filme “Os Vingadores” no valor de R$59,99, mas, entre todos, um
com uma etiqueta vermelha informando: “oferta especial – R$14,99”. Consegui
achar uma atendente e perguntei: poderia me informar o preço deste filme? A
resposta não poderia ser mais clássica, “É O QUE ESTÁ ESCRITO AÍ, SENHOR!”
Corri
ao caixa, onde uma moça me questionou:
-
Senhor, logicamente um erro aconteceu aqui, pois um DVD mais um Blue-Ray JAMAIS
poderiam custar, juntos, R$14,99.
E foi
aí que me aconteceu uma coisa maravilhosa.
Assim como um dedicado discípulo consegue a iluminação, eu, de repente,
INCORPOREI o discurso e a postura dos NOVOS ATENDENTES. E respondi para a Caixa:
- Desculpe,
senhora, mas o preço é o que está registrado aí na etiqueta. Favor convocar a sua gerente para passar o
cartão e liberar a compra, pois a fila está aumentando, senhora.
A
gerente veio e perguntou, meio irritada: “o que está acontecendo?”. E eu, no meu melhor sotaque de atendente:
-
Libere por favor a venda, senhora, pois estou com pressa.
Vendo a
minha postura robótica, a ansiosa senhora gerente passou o cartão, e eu LEVEI
PRA CASA O KIT com um belo desconto!
Semana
que vem, se consegui marcar consulta, vou falar dos médicos. Agora, vou esperar
minha geladeira...
Crônica:
Jorge Marin
Foto: disponível em http://aureliojornalismo.blogspot.com.br/2011/10/atendentes-de-telemarketing-relatam.html
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