quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

DO MAL ATENDIMENTO E DO MAU ATENDENTE - 4


NA SEMANA PASSADA, deixei uma pergunta no ar: meu Deus, o que leva uma pessoa a sair de casa, ir trabalhar num lugar que não gosta, atender pessoas que odeia e, o pior de tudo, ainda achar que está certa?
O curioso disso tudo é que, ao que me parece, esse tipo de atendente já representa a maioria, desde as irritantes telefonistas de telemarketing, passando por médicos, aos quais dedicarei um capítulo especial e até mesmo prestadores de serviço autônomos como pedreiros e bombeiros.
Parece uma epidemia: as pessoas se comportam como robôs, programados unicamente para irritar os clientes.
Será que a idade que está me deixando ranzinza demais?
Só para vocês terem uma ideia: lembram daquela geladeira da qual falei no segundo post desta série?  Pois é: no décimo dia útil, liguei para a assistência técnica e me informaram que o gabinete novo chegou.  OBA OBA OBA OBA!!! – quase chorei no telefone.  Mas... – disse o atendente, com a voz meio embargada.
- Mas o quê? – perguntei, com o coração acelerado.
- Mas o gabinete que chegou está...
- ...
E a pessoa não falava:
- Pode falar – consolei o atendente – em termos de atendimento, acho que posso suportar tudo que vier.
Aí, ele falou bem baixinho:
- Desculpe, “seu” Jorge, mas o seu gabinete veio amassado e vamos ter que devolvê-lo para Curitiba e esperar um novo!
A partir daí, já iniciei uma “guerra” contra o fabricante: publiquei na Internet, no site Reclame Aqui, no Facebook e até para o padre eu fui reclamar.
E aí aconteceu uma coisa muito engraçada: A VINGANÇA.  Entrando numa loja de departamentos aqui perto de casa, com meu filho, percebemos que havia uma oferta de um kit com DVD e Blue-ray do filme “Os Vingadores” no valor de R$59,99, mas, entre todos, um com uma etiqueta vermelha informando: “oferta especial – R$14,99”. Consegui achar uma atendente e perguntei: poderia me informar o preço deste filme? A resposta não poderia ser mais clássica, “É O QUE ESTÁ ESCRITO AÍ, SENHOR!”
Corri ao caixa, onde uma moça me questionou:
- Senhor, logicamente um erro aconteceu aqui, pois um DVD mais um Blue-Ray JAMAIS poderiam custar, juntos, R$14,99.
E foi aí que me aconteceu uma coisa maravilhosa.  Assim como um dedicado discípulo consegue a iluminação, eu, de repente, INCORPOREI o discurso e a postura dos NOVOS ATENDENTES.  E respondi para a Caixa:
- Desculpe, senhora, mas o preço é o que está registrado aí na etiqueta.  Favor convocar a sua gerente para passar o cartão e liberar a compra, pois a fila está aumentando, senhora.
A gerente veio e perguntou, meio irritada: “o que está acontecendo?”.  E eu, no meu melhor sotaque de atendente:
- Libere por favor a venda, senhora, pois estou com pressa.
Vendo a minha postura robótica, a ansiosa senhora gerente passou o cartão, e eu LEVEI PRA CASA O KIT com um belo desconto!
Semana que vem, se consegui marcar consulta, vou falar dos médicos. Agora, vou esperar minha geladeira...

Crônica: Jorge Marin
Foto: disponível em http://aureliojornalismo.blogspot.com.br/2011/10/atendentes-de-telemarketing-relatam.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL