sexta-feira, 23 de setembro de 2011

PAULINHO JÁ VAI ALI

Fonte: Site http://listas.20minutos.es/lista/personajes-de-dibujos-animados-132616/

Muita gente tem reclamado porque o Mundão acabou. Aquela carta para o Bete acabou, mas, gente, o mundão, o NOSSO MUNDÃO não acabou, principalmente porque o Mundão não depende do que acontece, mas do nosso olhar.
Hoje, por exemplo, enquanto descia a Rua Duque de Caxias (no nosso tempo, dizíamos rua da padaria do Debrando), fui surpreendido por uma pessoa que, após estacionar uma bicicleta bem próxima de mim, deu-me um tímido tapinha nas costas.
Olhando pra trás, um tanto assustado, qual teria sido minha agradável surpresa?
Naquele momento, coincidentemente, acabara de encontrar com uma grande figura. Amigo de outros bons tempos, vamos assim dizer. Interessante é que, mesmo morando na mesma cidade, confesso não me lembrar de quando teríamos nos encontrado pela ultima vez.
Assim, calorosamente, nos cumprimentamos e, após trocarmos breves palavras, continuamos nossos destinos. Talvez pelo fato de, naquele momento, eu estar acompanhado e de ter sentido, por parte dele, uma certa pressa em entrar no açougue, tudo aconteceu de uma maneira muito superficial.
Fazíamos parte daquela turminha das boas conversas. Aquela mesma que, entre umas e outras coisas, saía do cinema e aproveitava pra terminar a noitinha batendo aquele papo gostoso na porta do Cida ou no degrau do antigo prédio do Banco Nacional. Isso quando não ficávamos sentados naquele banquinho de madeira dentro da sinuca. Além de permanecermos ali, papeando e lendo jornal - geralmente notícias de esporte -, ficávamos também atentamente ligados, observando algum “cobra” jogar.
Futebol, cocotinhas e, por que não dizer, uma fofoquinha básica quase sempre rolava nos bastidores. Também ali sentados, muitas vezes, ficávamos de “oreia” em pé ao som do velho rádio do saudoso Sr. Cida, que, ao longe, transmitia algum jogo. O “home” era tricolor roxo.
Mas, voltando ao nosso amigo, considero-o um expert, quando o assunto é pedalar uma bicicleta. Igual não há! Acho mesmo que tenha aprendido primeiro a se equilibrar numa dessas do que propriamente andar. Por sinal, ainda hoje, com seus quase 64 anos, continua sereno e tranquilo dando suas voltinhas, se é que podemos falar que percorrer 70 quilômetros por dia é uma voltinha! Segundo suas próprias palavras, o seu recorde diário é, apenas, 90 km. No mais, uma saúde invejável e vitalidade de adolescente.
Assim, quando o encontro pela rua, de bicicleta, claro (pouquíssimas vezes o vejo andando a pé), procuro, em tom de brincadeira, sempre perguntar:
- Tá indo ou vindo de onde, Paulinho?
Respondendo-me rapidamente, esboçando sempre satisfação com minha pergunta, vai logo dizendo:
- Dei uma chegadinha ali na cidade de Astolfo Dutra! Na volta, ainda passei pela serra de num sei onde, entrei na estrada assim assado, contornei o trevo do tal lugar, peguei uma estradinha da direita e “casquetei” pra ali afora. Estou acabando de chegar, completa ele.
E, desta forma, vai contando cada detalhe de suas aventuras, ou seja, tranquilo e nunca ofegante, parecendo estar sempre acabando de se levantar da cama.
Na próxima semana, assim também devagar, vamos falar sobre sua paixão inseparável, a magrela, aquela que o conduz pelos caminhos da liberdade. Sem destino, ou com destino.

(Crônica: Serjão Missiaggia / Adaptação: Jorge Marin)

4 comentários:

  1. ô Serjão. Rapaz, o " home" é barra pesadíssima em cima daquela bicicleta. Quantas e quantas vezes cruzei ou melhor topei com o Paulinho em estradas, na cachoeira da fumaça. O Barrichelo deveria tomar umas aulinhas e fazer algumas anotações com o
    " javali" porque o " home" anda e anda mmmuuuiito.
    MAZOLA

    ResponderExcluir
  2. Pois é.
    Esse cara me procurou um dia no consultório e nunca mais voltou.
    Tá podendo, heim Paulinho?
    Oh! Serginho.Pede prá ele aparecer nem que seja para falar um oi.
    Grande abraço pro Paulinho e pro Mazola também.
    Beijo grande Serginho.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de conhecer "o fera".
    Quem sabe o conheço? Há tantos Paulinhos que conheci em São João!... Qual deles será?
    Mika

    ResponderExcluir
  4. Vou mandar ( como retorno) um abraço para o anônimo acima, mas gostaria de saber O NOME DO ANÔNIMO . Sei lá, pode ser o LULA ou a Dilma aí né.... kkkkkkkk.
    MAZOLA

    ResponderExcluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL