sexta-feira, 9 de maio de 2014

FACE & BRUXAS


Quem tem medo aí levante a mão!

Vivemos tempos loucos, dizem. A Besta do Apocalipse, a qualquer momento, desde que não seja na hora do rush, vai descer a Rua do Sarmento e se embrenhar pela Praça Carlos Alves.

Quando estudante na faculdade, eu e meus colegas tínhamos medo da loucura. Não medo de ficarmos loucos, mas o medo insuspeito de encontrá-la em algum paciente e não reconhecê-la a tempo. De que?

Uma professora de História da Psicologia sempre nos dizia que, quando a metáfora se torna real, ali está a loucura. Na época, não entendi bem. Depois, eu fiz a prova, passei, formei-me e acabei esquecendo a frase.

Dezesseis anos depois, alguém posta no Facebook a notícia de que uma determinada mulher seria uma bruxa e que estaria raptando crianças para rituais de magia negra. E, para aplacar o medo dos amigos da página, ainda divulga um retratado falado da feiticeira.

Alguém vê uma senhora caminhando pela praia e, movido pelo medo, confunde a mulher com aquela do retrato falado. É ela, é a bruxa! Imediatamente, a multidão em volta resolve espancar e linchar a mulher que, já morta, ainda tem seu corpo jogado e arrastado pela areia como uma bruxa... de pano.

Mais uma vez, eu não tenho uma opinião formada e nem quero dar lição para ninguém. Mas uma coisa é certa: alguns elementos não podem se juntar. Facebook, medo, loucura e certeza absoluta. Na verdade, seriam apenas três elementos, pois os dois últimos praticamente se equivalem.

Crônica: Jorge Marin
Foto: Dave Morgan, disponível em http://www.flickriver.com/photos/dancetabs/8779474015/

2 comentários:

  1. Medo e ignorância nos tornam manipuláveis e violentos. Combinação ideal para destruição de vidas e sonhos.

    Parece-me que, não confiando na (in)eficiência das autoridades policiais e nos imprevisíveis e amenos resultados de descompromissados juízes, resolvemos nos defender por conta própria das ameaças mais próximas ou revoltantes.
    Este caminho pode levar a uma sociedade que vive em um “faroeste medieval”, com pessoas formando grupos que se armam e atacam para defender seus interesses e pontos de vista.
    O conceito de barbaridade é ligado à falta de civilização, conjunto de regras e condutas que garantem direitos essenciais de segurança e dignidade a quem vive em uma sociedade humana.

    Vou torcer para que meu rosto seja bem singular para não ser confundido com alguém e ser morto sem saber o motivo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um mundo assustador, Sylvio, Pessoas circulam nas redes sociais boatos fantásticos e gravam vídeos de provas delirantes. Nem Kafka poderia prever a tal barbárie tecnológica.

      Excluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL