sexta-feira, 16 de maio de 2014

MENINO BERNARDO - CONTO DE FADAS MACABRO


Discutíamos, em volta de uma mesa de aniversário, sobre o motivo pelo qual os personagens de histórias infantis não têm pais: nem Homem-Aranha, nem Harry Potter, nem Batman, nem Pato Donald, nem Mickey, e nenhuma das princesas que, de quebra, ainda têm madrastas.

Lembramo-nos de que, quando os pais estão presentes, como no caso de João e Maria, é para reconhecer sua incapacidade de criar os filhos e tomar a decisão “humanitária” de deixá-los a esmo na floresta.

Seja o que for que pensássemos durante aquela discussão, nossa noção de família ficou ainda mais detonada depois das notícias sobre a morte do menino Bernardo, na cidade de Três Passos no Rio Grande do Sul.

Três Passos é uma cidade pequena, menor até do que São João Nepomuceno, e com o mesmo número de habitantes. Portanto, todos conheciam o Bernardo, todos conheciam a história triste do suicídio da mãe dele no consultório do pai, da forma como ele era deixado do lado de fora da casa, na varanda, até o pai chegar do trabalho.

Todos souberam das queixas do menino à promotora da cidade que, por sua vez, solicitou a transferência da guarda do menino para a avó materna ao juiz da comarca. E também da decisão do magistrado que resolveu dar uma “chance”, ainda hoje vigente, de três meses para que o pai melhorasse a relação com o filho.

O resto a imprensa já noticiou à exaustão. Como somos muito preconceituosos, esse tipo de crime, num lugar extremamente pobre, nos parece “compreensível”. Mas os acusados do assassinato atual, além de pessoas de nível universitário, com uma condição econômico-financeira privilegiada, ainda são profissionais da área das ciências humanas, especificamente da... saúde.

Diferentemente das crônicas anteriores, hoje vou dar minha opinião. Acho que os próprios criminosos já deram a pista, para o nosso Estado leniente e fraco, de como aplicar a pena para esse tipo de monstruosidade: injeção letal.

Crônica: Jorge Marin 
Foto: Sweet Charade, disponível em http://www.deviantart.com/art/Lost-in-space-and-time-33621802.  

2 comentários:

  1. Deve ter sim injeção letal para crimes como esse. Mas antes disso devem sofrer por muito anos trancados numa solitária a pão duro e água com soda cáustica, só depois leva-los á morte

    ResponderExcluir
  2. Pena de morte era tudo o que precisa para quem tem formação e dinheiro matar o propio filho e o enteado.

    ResponderExcluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL