quarta-feira, 21 de maio de 2014

CERTAS IMAGENS VALEM MAIS QUE MIL PALAVRAS


Num dos finais de semana de 2013, passeando com minha esposa pelas ruas de nossa cidade na tentativa de garimpar algumas imagens para o blog, mal havíamos começado a subir a Rua Capitão Abrahim Camilo Ayupe, quando nos deparamos com essa fascinante imagem.

Temeroso de que a cena pudesse se desfazer de um momento para o outro, procurei mais que depressa, mesmo distante, bater duas ou três fotos. Em seguida, timidamente, fomos nos aproximando, pois minha intenção era poder, quem sabe, trocar algumas breves palavras com aquele que seria o protagonista desta bela paisagem urbana.

Já em frente de sua residência, ainda antes de fazer nossa aproximação final, ficamos olhando admirados, pela parede de vidro, aquela infinidade de trabalhos artesanais espalhados ordeiramente, pelos quatro cantos da sala. Genuínos tesouros em madeira!

Este senhor, ao observar nosso interesse e deslumbramento, de imediato tomou a iniciativa e gentilmente nos convidou a entrar. Dizendo-se feliz com nossa presença e interesse, pediu que ficássemos à vontade para que assim pudéssemos ver de perto seus trabalhos. Diga-se de passagem, VERDADEIRAS OBRAS-PRIMAS, que, mesmo tão perto de nós, sanjoanenses, passam às vezes, ou quase sempre despercebidas.

E desta forma, começou uma inesquecível viagem pelo interior da casa.
Enquanto cada cômodo era por nós visitado e uma nova surpresa nos era revelada, nosso encanto aumentava mais e mais. Sr, Gercy, este jovem nonagenário senhor, enquanto seguia calmamente em nossa frente, apresentando com tamanha simpatia e lucidez cada uma de suas obras, ia ao mesmo tempo, nos presenteando com uma verdadeira aula sobre os segredos da arte na madeira.

Foi uma agradável manhã, respirando experiência e sabedoria, não somente pelos seus fantásticos trabalhos artesanais, mas também por suas poesias, pensamentos, noção de geometria e até mesmo um pouco alquimia. Tudo regado a uma educação esmerada sempre acompanhada de uma invejável e agradável oratória.


Agradeço ao Sr Gercy por ter nos proporcionado um domingo tão especial que ficará para sempre em nossas memórias. 

Crônica e foto: Serjão Missiaggia

4 comentários:

  1. Maravilhosa... Foto e relato.
    Fiquei curiosa sobre sua obra.
    Vai fotografar?
    Uma ótima noite turma do Pitombas.

    ResponderExcluir
  2. A arte e os artistas muitas vezes estão próximos de nós e não os percebemos, imersos no automatismo e tensão dos horários e compromissos.
    A arte mantém viva a magia nos dias, tornando a rotina menos áspera e nos lembra que viver com os pés no chão não impede de termos a cabeça nas nuvens.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, pessoal! Realmente, a arte é uma questão de percepção e, logicamente com a anuência do artista, vamos voltar e divulgar o trabalho dele.

    ResponderExcluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL