segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

CASOS CASAS & detalhes




















É a nossa Igreja Matriz!  Temos falado da beleza da paisagem, tecido comentários sobre a história, sobre os pais do município e sobre as famílias vizinhas.  No entanto, independente de crença ou qualquer tipo de convicção, olhar esse templo, imponente e, ao mesmo tempo, simples em sua arquitetura tradicional, ultrapassa os limites puramente religiosos e nos conduz a reflexões mais profundas e mais enigmáticas: será que essa igreja é um pouco do que fomos na infância e, de alguma forma, ficou esquecido em algum lugar onde tivemos que parecer insensíveis?  Será que se trata de um monumento inspirado por divindade a nos lembrar das instâncias superiores das quais andamos esquecidos?  Ou será que é só o que realmente é: uma construção maravilhosa entre nosso olho e o céu?

Fotos: Serjão Missiaggia
Texto: Jorge Marin

Um comentário:

  1. Como lembrar de São João sem pensar, de imediato,na Igreja Matriz? Testemunha de tantas histórias! Seu relógio, cujas badaladas foram ouvidas por gerações e gerações, encantava-me. Como era bom ouvir suas batidas!...
    Ali, naquela Igreja, quase todas as famílias Sanjoanenses passaram para dar início á nova vida de casal, quando, diante do altar consagrado, pronunciaram suas promessas e juras de amor. Ali batizaram seus filhos,crismaram e deram continuidade à vida religiosa.
    A Matriz guarda toda a história da nossa cidade.
    O povo Sanjoanense era muito religioso. As celebrações estavam sempre cheias. Não posso me esquecer dos anos 70, quando os Movimentos de jovens TLC e Emaús animavam as celebrações, realizam trabalhos maravilhosos e cuidavam tão carinhosamente das coisa do Senhor. Havia também o Cursilho e o grupo do "Sagrado Coração de Jesus"
    Que esta Fé no Senhor Deus continue viva no coração das famílias da nossa querida cidade.

    ResponderExcluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL