sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

CAUSOS INACREDITÁVEIS



O MITO
(Roteiro original - Serjão Missiaggia / Adaptação - Jorge Marin)

Sabem de uma coisa? Confesso a vocês que, por várias vezes, viajei com o pensamento no tempo, só pra tentar reviver e reconstituir esta famosa história.
Segundo me consta, tudo teria acontecido numa memorável partida de futebol onde nosso saudoso Pimentinha teria se tornado o grande protagonista.
Acredite quem quiser, mas, na oportunidade, o referido conterrâneo, ao tentar bater uma penalidade, teria bisonhamente perdido a cobrança. Até ai nada demais, se não fosse pelo mero detalhe, de também ter errado o chute e, consequentemente, cavado um imenso buraco no gramado. E, o que ainda pior: depois de simplesmente ter errado a bola e... destroncado o dedão do pé.
Reza a lenda que este folclórico episódio veio acontecer na cidade de Rio Novo lá pelos idos da década de 40. Na oportunidade, jogavam 15 de Novembro e o Botafogo de São João, então um clube jovem (pois foi fundado em 1937).
A narração de um jogo de futebol, naquele tempo, mais parecia uma aula de inglês, pois, além do goquipa (goal keeper, o goleiro), tínhamos os beques (backs, chamados depois de zagueiros), os alfes, direito e esquerdo, o centeralfe, mais o centerfor (centerforward, ou centro-avante). Durante os matches (partidas), aconteciam os fisaides (offsides, ou impedimentos), e também os corni (corners, ou escanteios).
Naquele tempo, era comum os times jogarem sem uniforme (fardamento) apropriado e descalços ou com botinas. Quando existiam uniformes, estes eram grossos e incômodos, com calções enormes, camisas de mangas compridas, gorros e caneleiras. Imaginem que São João já era uma cidade quente naquele tempo. Na maioria das traves ainda não havia rede, o que causava grande polêmica entre jogadores e árbitros. A bola do jogo era conhecida como “capotão”, com “câmara de ar” que, depois de cheia, era costurada com tiras de couro e nem sempre era rigorosamente redonda. Já pensaram o que era dar uma cabeçada num daqueles “tentos” (costuras) da bola?
Era este o cenário da nossa estória: os jogos de futebol, chamados apropriadamente de “combates” pareciam uma verdadeira guerra, com prevalência da força física e sem técnica alguma. Era o chamado jogo viril, onde eram válidas as caneladas, as trombadas, os carrinhos e várias botinadas, onde sobrava pancada até para o juiz.
O craque da hora era Heleno de Freitas, nosso conterrâneo que jogava no Botafogo do Rio, considerado um dos craques mais elegantes, e também um dos mais temperamentais de todos os tempos.
Em Rio Novo, a semana antecedia a final do campeonato regional e o pequeno estádio do 15 de Novembro acolhia quase toda população rionovense.
A grande verdade, e que poucos ficariam sabendo, era que toda esta confusão, sorrateiramente, já vinha sendo detonada alguns dias antes da decisão. Por sinal, motivo principal de ter o moral dos torcedores locais se abatido tanto.
Segundo alguns historiadores, tudo teria começado quando, na ocasião, espalhou-se uma notícia em Rio Novo, dando conta de que o referido clube de nossa cidade havia contratado um baita jogador. Seria, nada mais nada menos, que um famoso profissional pertencente a uma das quatro grandes equipes de futebol do Rio de Janeiro.
Na realidade, tudo não passava de um blefe, pois o que teria verdadeiramente acontecido seria a grave contusão do melhor atacante do time sanjoanense. E o que é pior: juntamente com seu reserva. Ainda pior ainda: o jogador da regra três, por incrível que pareça, teria sido flagrado como réu confesso, em várias ocasiões, dizendo em alto e bom som que não era lá muito chegado a essas coisas de futebol; vivia era mesmo sonhando com a possibilidade de um dia se tornar um grande jogador de basquete.
A notícia desta mega-contratação que, propositadamente, havia sido divulgada em Rio Novo, teria sido a mando de um dirigente sanjoanense. Tudo com intuito de intimidar e desestabilizar psicologicamente a equipe do 15 de Novembro. E foi o que aconteceu.
Segundo relatos de pessoas da época, este suposto e simulado vazamento de informação veio cair como uma bomba sobre os rionovenses. Para eles, era tudo ou nada. O grande jogo da década e da vida deles.

Voltemos então, mais um pouco, com minha viagem no tempo:
De imediato, pude sentir toda a ansiedade daquele povo ante a aparição do super-craque, pois, como todo imortal que se preze, sua chegada foi antecedida por uma terrível expectativa. Sua recepção de boas-vindas, como não poderia deixar de ser, estava recheada de incógnitas e pavor. Afinal de contas, estaria logo ali, de carne e osso, a tão esperada e decantada arma secreta da cidade vizinha.
Coitado do Pimentinha! Também fico sempre a imaginar como teria sido sua entrada em campo: passadas largas, porte elegante, pinta de superior e ares de campeão. O mais temido dos adversários. Uma verdadeira máquina de fazer gols. Um autêntico guerreiro, trazendo para si a responsabilidade da grande decisão.
Por outro lado: persona non grata. Figura extremamente temida. Um algoz nato.
Como uma pessoa tão odiada e, ao mesmo tempo, tão temida, iria se portar em campo?
Não percam, na próxima semana, a batalha tão esperada, e o famoso pênalti.

3 comentários:

  1. Assim como foi a recepção na entrada em campo do Pimentinha, este causo, está recheado de incógnita e expectativa.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao autor que continua contando casos incríveis da história,agora se estendendo a diversos outros temas também muito interessantes.
    Dou a maior força porque vi despertar nele um grande narrador/escritor.Fiquei feliz !!

    ResponderExcluir
  3. Vamos lá, Serjão! Este caso promete.
    As preliminares estão ótimas.
    Beijos da Mika

    ResponderExcluir

BRIGADU, GENTE!

BRIGADU, GENTE!
VOLTEM SEMPRE, ESTAMOS ESPERANDO... NO MURINHO DO ADIL